O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” está recebendo, nesta semana, as 40 crianças que participam do Projeto de Férias “Aquagito”, cujo tema são os “Refúgios Urbanos da Biodiversidade”. Nesta quinta-feira (dia 21) a garotada, que tem idade entre 6 e 11 anos, criou as bandeiras de cada grupo e confeccionou um jardim de abelhas, onde foram fazer “compras” no supermercado da floresta.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio do SESC Sorocaba, o objetivo do “Aquagito” é apresentar o que são os refúgios da biodiversidade urbana, sua importância e as diferentes ações individuais e coletivas em prol da sua manutenção e implantação.
As atividades estão possibilitando aos participantes conhecer quem são os seres vivos que necessitam de abrigo e alimento nas cidades, como aves, sapos, minhocas, peixes, cágados e o próprio homem. As crianças conhecerão, também, de que forma cada um destes seres contribui para a manutenção, ampliação e implantação de seus refúgios nas cidades.
Divididos em quatro grupos (cascudo, jerivá, socó-dorminhoco e sapo), eles plantaram calêndula, lavanda, sálvia e erva-doce no Jardim das Abelhas. “Todas essas plantas são espécies que atraem abelhas”, explica Viviane Rachid, educadora ambiental do parque. Eles também participaram de um bate-papo sobre o papel do inseto na polinização.
Já na atividade Supermercado da Floresta, com cestinhas em mãos, a criançada pode conhecer as frutas das quais alguns animais se alimentam. “O Jerivá, por exemplo, é uma palmeira brasileira, da qual muitas aves se alimentam dos frutos”, conta a educadora ambiental.
Quem está participando pelo terceiro ano seguido é Amanda Hessel, de 8 anos de idade, que mora no Jardim Simus. “Ontem viemos à noite no parque e foi muito legal, também fomos ao SESC e fiz uma mini horta. Estou adorando. Acho uma chatice passar as férias sem vir ao ‘Aquagito’”, afirmou a menina.
Atividades terminam nesta sexta-feira
Até esta sexta-feira (dia 22), a criançada vai se divertir e aprender com as atividades lúdicas programadas. Uma delas será o Porta a Porta, que acontece às 8h30. As crianças sairão pelas ruas no entorno do Parque da Água Vermelha para explicar à vizinhança o que é um refúgio da biodiversidade, estimulando a comunidade a ter seus próprios refúgios, em casa. Para isso, elas distribuirão um vale-muda às pessoas interessadas para que busquem um exemplar de árvore nativa ou frutífera e plantem em seus quintais ou calçadas.
O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643.
Programação
Sexta-feira (dia 22) – Parque da Água Vermelha
08h00 – Chegada dos participantes e brincadeiras
08h30 – Porta a porta
10h00 – Lanche comunitário e higienização
11h00 – Torta na cara
12h30 – Encerramento e entrega de fotos e certificados