Na manhã desta quinta-feira (12), as 48 crianças que estão participando do curso de férias Aquagito, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, aprenderam curiosidades sobre o sapo e aspectos da sua reprodução. Divididas em grupos, elas também confeccionaram as suas bandeiras e apresentaram o grito animal. A programação termina nesta sexta-feira (13).
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o curso de férias é gratuito e tem como tema “A floresta da nossa cidade”. “São quatro dias de atividades educativas que estão trabalhando a questão das florestas urbanas e a biodiversidade”, conta o secretário da Sema, Jessé Loures.
De acordo com a Sema, o intuito da programação é apresentar às crianças a floresta urbana, seus moradores e suas profissões (serviços ambientais que executam), além dos principais fatores que contribuem para sua degradação. A ideia é, a partir destas curiosidades, trabalhar e fomentar algumas ações individuais e coletivas que contribuem para a manutenção das florestas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida da população.
Nesse terceiro dia de atividades, outra estratégia utilizada pela equipe de Educação Ambiental da Sema para sensibilizar as crianças foi montar uma estrutura numa bacia, utilizando bolinhas de gel, para simular a desova do sapo e explicar a reprodução do animal. Ao final, eles ainda ganharam a desova do sapo para saborear: um potinho de sagu. A ideia foi de relacionar a importância da mata ciliar para manter a água dos rios, lagos e córregos limpa para a reprodução desses animais.
Último dia
Já nesta sexta-feira, a programação ocorrerá das 8h30 às 11h30. Após bate-papo, brincadeiras, torta na casa e a premiação, as crianças ainda levarão um desafio para a casa. A ideia é que os pequenos e os seus pais ajudem a plantar árvores na cidade.
Para isso, cada uma poderá levar uma muda frutífera, como a jabuticaba e a pitanga, para plantar no quintal de casa ou algum local adequado próximo, e terá o compromisso de ajudar a cuidar do exemplar até que ele atinja a fase adulta.
O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.