Após ganhar o grafite, pá eólica foi recolocada na Praça da Bio
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Em apenas 10 minutos, a pá eólica – que hoje é mais uma obra de arte a céu aberto de Sorocaba – foi recolocada na Praça da Biodiversidade. O trabalho de logística foi realizado no início da tarde desta sexta-feira (dia 19) por funcionários da empresa Tecsis, utilizando dois guindastes para levantar a pá do solo e recolocá-la na estrutura onde foi apoiada horizontalmente, numa pequena ilha que fica rodeada por um brejo. Não houve qualquer custo para a Prefeitura de Sorocaba.
“A obra ficou ótima. Vamos deixar esta praça linda”, elogiou o secretário do Meio Ambiente Clebson Ribeiro aos artistas Will Ferreira e Michel Japs, do Fite Art, responsáveis pelo grafite que hoje estampa a pá eólica. A pá, que mede cerca de quarenta metros e pesa mais de quatro toneladas, foi remanejada para facilitar o trabalho artístico.
Os grafiteiros acompanharam a recolocação da pá e fizeram fotos e vídeos de mais esta etapa. “Estou feliz com o resultado. Vamos editar as imagens que fizemos desde o início do nosso trabalho e vamos colocar o making off na página do Fite Art, no Facebook”, comentou Will Ferreira.
Em conversa com o secretário Clebson, o artista comentou que recebeu um retorno muito bom do seu trabalho pelas pessoas que os acompanham em rede social, e até por pessoas que passaram pelo local enquanto produzia a obra.
O próximo passo para o término da implantação da Praça da Biodiversidade será a instalação da iluminação de LED, que será realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), responsável pela iluminação pública em Sorocaba. A maior vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia. Também são diferenciais a maior durabilidade, o fato de que não contém mercúrio e tem alto índice de reprodução de cores; o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana.
Para finalizar, a Secretaria do Meio Ambiente vai instalar a comunicação visual e será feita a colocação dos ninhos de cerâmicas produzidas por um oleiro.
Sobre a Praça da Biodiversidade
Implantada numa área de aproximadamente seis mil metros quadrados, localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, a Praça da Biodiversidade é um espaço conceito no qual elementos da flora local e outras estruturas estão sendo implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais nativos da região, particularmente pássaros.
No novo espaço, os sorocabanos terão a oportunidade de conferir os dois biomas existentes na cidade – Mata Atlântica e Cerrado – e conhecer um pouco mais da flora e da fauna de Sorocaba.
A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, lançado em junho de 2015 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade e assegurar os ecossistemas existentes em Sorocaba.
Tags:meioambiente, Pá Eólica, Praça da Biodiversidade
