Sorocaba deverá sediar os Jogos Abertos do Interior de 2017, considerada a maior competição esportiva da América Latina. A eleição para definição do nome está marcada para este domingo (6), em Barretos/SP, durante a edição 2015 do JAI. Por ter sido o único município a se candidatar como sede do JAI, Sorocaba deverá ser aclamada neste domingo como a próxima anfitriã dos jogos.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio acredita que Sorocaba, com seu histórico esportivo de reconhecimento nacional, está preparada para receber atletas de todo o Estado de São Paulo. A cidade conta com sete centros esportivos, um ginásio municipal de esportes e um estádio municipal, além de dois novos ginásios construídos pela atual administração – Éden e Nilton Torres – e a Arena Multiúso, que tem previsão de conclusão das obras para março de 2016.
A dimensão do feito pode ser constatada em um dos cartões postais da cidade, o Ginásio Municipal de Esporte ‘Dr Gualberto Moreira’. Em 1949, a cidade conseguiu o direito de ser sede dos Jogos Abertos de 1950. Em contrapartida, seria necessária a construção de um ginásio completo, com capacidade para 2.500 pessoas. O próprio instalado na Vila Hortênsia foi inaugurado e também utilizado na edição do JAI de 1954, a última realizada em Sorocaba. É, até os dias atuais, palco das principais competições esportivas na cidade, como o Cruzeirão, Cruzeirinho, Jogos Escolares, além de sede de equipes de representação, como foi com a Minercal, Leite Moça e atualmente a LSB (Liga Sorocabana de Basquete).
Para o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku, a realização dos Jogos Regionais de 2014, junto da estrutura oferecida, podem ser fatores determinantes na aprovação da cidade como sede. “Os próprios esportivos construídos para a comunidade nesta administração, bem como o sucesso da competição regional organizada pela Prefeitura de Sorocaba certamente contarão pontos para que os Abertos possam vir para a cidade em 2017”, diz Yabiku.