Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/aplicativos-criados-por-estudantes-serao-utilizados-pela-prefeitura/
Acessado em: 30/11/2025 - 02h00

Aplicativos criados por estudantes serão utilizados pela Prefeitura e vão beneficiar a população

Por: Viviane Gonçalves

Foto: Rafael Baddini

Projeto foi desenvolvido pelo Parque Tecnológico em parceria com universidades da cidade;

 

O governo José Crespo segue com parcerias em projetos que visam contribuir com os serviços prestados à população de Sorocaba. Nesta quarta-feira (31), o prefeito, acompanhado da primeira-dama e presidente do FSS, Lilian Crespo, participaram do lançamento de aplicativos que darão agilidade nos atendimentos, contribuirão com a manutenção dos prédios públicos e que ainda trarão facilidade ao acesso às informações. Estas novas ferramentas disponíveis foram desenvolvidas por universitários de 6 instituições da cidade, a custo quase zero aos cofres públicos.

O evento denominado de Coworking Universitário, foi realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e apresentado pelos 100 estudantes selecionados. Com auditório lotado, a cerimônia foi aberta com a apresentação de um vídeo feito pelos profissionais da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), com a explicação e o passo a passo de todo o processo de estudo, capacitação e criação dos aplicativos.

O projeto foi coordenado pelo presidente do PTS, Roberto Freitas, e orientado pelo diretor de Inovação, Flávio Guerhardt. Durante três meses, os estudantes passaram por treinamentos antes de criarem as plataformas que atenderão cinco secretarias: Saúde; Conservação Serviço Público e Obras; Cidadania e Participação Popular, Esportes e do Parque Tecnológico.

Caracterizado por demonstrar em vários projetos municipais ser um governo de parcerias, José Crespo ressaltou a importância de agregar o conhecimento dos jovens estudantes em ações do Poder Público. “Diante de todas as dificuldades que enfrentamos hoje, eu fico muito feliz em saber que o que foi uma ideia arrojada, deu certo. Vocês são profissionais comprometidos, um grupo com o mesmo objetivo que se doou a este projeto, que beneficiará a Prefeitura e  moradores da nossa cidade”, disse José Crespo.

A plataforma utilizada para o desenvolvimento dos aplicativos foi a ConsulProject, utilizada em 18 países e 70 governos. Os estudantes da área de tecnologia da informação e até de outros cursos, trabalharam durante 390 horas dentro do PTS e mais 95 horas em consultorias extras. “Estes jovens que foram selecionados puderam utilizar a estrutura do Parque para se reunirem em determinados horários, alguns inclusive aos sábados, e também tiveram treinamentos e capacitações em gerenciamento de projetos, coaching motivacional, marketing, oratória, liderança, entre outras capacitações importantes para a formação de cada um deles”, contou Flávio Guerhardt.

São projetos como este que fazem com que o Parque Tecnológico de Sorocaba ganhe cada vez mais destaque na administração municipal. Nos últimos dois anos mais de 50 startups foram apoiadas e cerca de 10 já possuem estrutura suficiente para se desenvolverem sem o suporte da instituição. “O Parque tem como uma de suas funções aproximar a instituição e os alunos do Poder Público, com projetos que contribuam com a carreira deles, bem como a entrada ao mercado de trabalho. Para o ano de 2019, estamos com projetos maiores, apoiados pelo nosso prefeito José Crespo, que nos trarão grandes resultados “, ressaltou Roberto Freitas.

Estiveram presentes no evento os secretários: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e obras), Marina Pereira (Saúde), Suelei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular), Carlos Rocco Junior (Corregedor Geral), representante da Educação, além de autoridades civis e militares. O Parque está localizado ao final da Av. Itavuvu, na zona industrial de Sorocaba.

Confira quais são os cinco aplicativos desenvolvidos e suas funções: