Aplicativo e site para transgêneros serão lançados neste domingo
Por: Viviane Gonçalves
Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), diversas atividades estão sendo realizadas em Sorocaba, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), e a Associação Transgêneros Sorocaba (ATS). No domingo (21), às 15h, será lançado o aplicativo TRANSFORMA e um site voltados a este público no auditório da Sias, localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro.
O APP foi desenvolvido em Sorocaba, com o intuito de trazer informações, como leis, como agir em casos de preconceitos, informação sobre associações de todo Brasil, histórias de transexuais, entre outras curiosidades. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS. Além disso, a associação também lançará o site http://www.associacaotransgenerosdesorocaba.com/, que traz diversas informações para este público e para os simpatizantes.
A ATS nasceu há um ano, formada por pessoas transexuais e travestis, com a ideia de acabar com a opressão causada pela intolerância. De acordo com a presidente da associação, Thara Wells, a cidade tem aproximadamente 200 transgêneros, que não tinham nada voltado para eles. “Com a associação e a parceria com a SIAS, com universidades da cidade e até com a Defensoria Pública, nós estamos conseguindo estar mais bem preparadas e mais protegidas. Um exemplo são as palestras que organizamos sobre a questão da nossa saúde e os debates que fazemos com vários temas”, contou ela.
Durante todo o mês, atividades para este público especifico estão sendo realizadas no auditório da Sias. No último domingo (14), cerca de 40 pessoas participaram da programação. Para o próximo evento, são esperados o mesmo ou até mais pessoas.
Este é um dos focos da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Sias, que tem como representante a servidora Rogéria Fernandes do Nascimento. Desde que assumiu o cargo, em outubro de 2017, estão sendo desenvolvidas diversas ações e atividades voltadas à população LGBT. “Este mês o foco são as pessoas transgêneras, em função da celebração do Mês da Visibilidade Trans, porém há uma série de outras ações, entre elas, um projeto de lei para uso do nome social no município, que já foi encaminhado à Câmara e ao Poder Executivo”, afirmou.
Foi com este objetivo que a Coordenadoria foi criada em 2017, no primeiro ano do governo do prefeito José Crespo. Também são realizados encontros mensais, reuniões quinzenais para discutir planejamento e políticas públicas para a população LGBT e até um grupo de ajuda mútua para pais e jovens LGBTs.
No dia 28, será realizada a 1ª Marcha Visibilidade Trans de Sorocaba, às 14h, na Praça Frei Baraúna, no Centro. Já em 31 de janeiro, no auditório do Sesc Sorocaba, acontecerá um debate sobre a exclusão social, que leva muitas mulheres Trans à prostituição.
Todas as atividades são abertas e gratuitas. Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social pelo telefone (15) 3219.1920.
Tags:Igualdade
