A Defesa Civil de Sorocaba atendeu a menos ocorrências em relação à chuva que caiu na segunda-feira (2).
Com rajadas de vento de 80,64 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tempestade do início da noite desta terça-feira (3) trouxe novos problemas para a cidade. Além da queda de um muro na Vila Nova Sorocaba, que interditou parte da avenida Ipanema, a Defesa Civil registrou a queda de mais sete árvores (veja relação abaixo). Também foram registradas uma inundação na Alameda Iguape e a interdição da rua João Pedro da Silva, no Jardim Santa Helena, em decorrência de entulho levado por enxurrada.
Diferente da chuva do primeiro dia útil do ano (2), quando o índice pluviométrico foi menor, com concentração de precipitação na Zona Oeste, mas o número de ocorrências foi maior – 18 no total, desta vez a chuva tomou todas as regiões da cidade; com maior incidência no Éden e na Zona Norte.
Os pluviômetros marcaram 10,5 mm no Aterro Sanitário, 5 mm na empresa Júlio & Júlio e 15 mm no Paço. Enquanto isso, na ETA Cerrado foram 24 mm, na ETA Éden, 30,3 mm e no Lar São Vicente de Paulo – 35 mm. O acumulado dos últimos três dias está em 50,5 mm.
O atendimento à população e trabalho de limpeza foi desenvolvimento pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Serviço Públicos (SERP), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, CPFL e URBES Trânsito e Transportes. Ainda na manhã desta quarta-feira (4) servidores atuavam na limpeza das áreas afetadas.
Veja abaixo a relação completa dos locais mais atingidos pela chuva:
01 Queda de Muro
01 Inundação
07 Quedas de árvores:
01 Queda de cabo de energia:
02 Interdições de vias (parcial):