Prepare-se para apagar as luzes e mostrar que se importa com o planeta Terra. No sábado (25), das 20h30 às 21h30, a cidade de Sorocaba irá participar pela nona vez da “Hora do Planeta”. A “Hora do Planeta” é um ato simbólico realizado pela WWF-Brasil (World Wildlife Fund). A participação consiste em governos, empresas, escolas e a população apagarem suas luzes durante sessenta minutos, como forma de demonstrar suas preocupações com o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.
A Prefeitura de Sorocaba apagará as luzes de 114 próprios municipais, como o Paço Municipal, Biblioteca, SAAE e o Parque Zoológico “Quinzinho de Barros”. Em 2016 a Prefeitura Municipal teve as luzes apagadas em 103 próprios.
Carolina Barisson Sodré, chefe da Divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, explica que o objetivo da “Hora do Planeta” é envolver a população e as instituições nesse movimento em pról do Meio Ambiente. “É um momento de reflexão sobre a problemática das alterações climáticas e estimular as pessoas a realizarem essa reflexão. A cada ano mais pessoas, mais instituições e mais países participam”; salientou Carolina.
O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures destacou que todas as ações que contribuem com a conscientização ambiental devem ser incentivadas e divulgadas. “Temos que nos preocupar com o Meio Ambiente, as ações dos homens vêm agredindo a natureza de forma descontrolada. Precisamos cuidar, preservar e valorizar a natureza. A conscientização e educação ambiental devem ser estimuladas”, conclui Jessé.
O WWF-Brasil é uma organização não governamental dedicada à conservação da natureza. Seu objetivo é harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade, promovendo o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das gerações futuras. Mais informações no site www.wwf.org.br[1].