Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/anunciadas-as-doze-propostas-vencedoras-do-sorocaba-colaborativa/
Acessado em: 01/12/2025 - 07h27

Anunciadas as doze propostas vencedoras do “Sorocaba Colaborativa”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Internautas puderam apresentar ideias sobre como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, dar sugestões e votar nas melhores ideias

Rodas de conversa sobre gênero e sexualidade nas escolas, mais espaço para os ciclistas, pontos de empoderamento de mulheres espalhados pela cidade, ampliação dos cursos em faculdades públicas, passe de ônibus gratuito a estudantes e uma campanha para adotar uma muda de árvore. Estas foram algumas das ideias vencedoras do Concurso “Sorocaba Colaborativa”. O anúncio foi feito em cerimônia na noite da última quarta-feira (dia 12), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Lançado em março deste ano, o “Sorocaba Colaborativa” é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba – por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e de Desenvolvimento Social (Sedes) – e o Instituto Cidade Democrática, com apoio das entidades Brazil Foundation, Omidyar Network, e do programa de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

“Este é um momento de muita alegria. Ver o entusiasmo da juventude com novos conceitos – ousados e diferentes -, com a coragem de não ficar no lugar-comum. As propostas de vocês podem impactar a vida das próximas gerações. Tenho orgulho de participar de um momento diferente na história de Sorocaba”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

O evento mobilizou 987 pessoas, sobretudo alunos do Ensino Médio da Rede Municipal, que enviaram 149 propostas ou opinaram sobre as sugestões apresentadas no site www.sorocabacolaborativa.org.br[1]

Os internautas puderam apresentar suas ideias sobre como tornar Sorocaba uma cidade melhor para se viver, assim como dar sugestões e votar nas propostas de outros participantes durante quatro meses.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Edith Di Giorgi, reforçou a necessidade de cada vez mais ampliar a responsabilidade de cada cidadão pelo coletivo. “Temos que superar o ‘só reclamar’ e participar efetivamente. A cidade é feita por nós também, e construir um mundo melhor não é fazer algo heroico. Com simples ações ajudamos muito, pois é na somatória destas pequenas atitudes que conseguimos mudar o local onde vivemos”, destacou.

“Estou feliz por vários motivos: primeiro em conhecer todos vocês em vários locais da cidade, e a outra e que hoje é o Dia Internacional da Juventude. Parabéns para todos nós jovens que participamos de alguma forma deste processo e fizemos algo para melhorar a nossa cidade”, declarou Luciano Frontelle, coordenador Local do “Sorocaba Colaborativa”, pelo Instituto Cidade Democrática.

O concurso surgiu a partir da metodologia do AgitAção, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social, que busca conscientizar crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor a debater os problemas da comunidade.

Sobre o concurso

O “Sorocaba Colaborativa” recebeu 149 propostas de melhorias para a cidade, trazendo educação, cidadania, cultura e participação social como os principais temas abordados na plataforma digital. O concurso contou com 987 participantes ativos na plataforma, sendo que 70% eram jovens de 15 a 29 anos, e 56% do sexo feminino. Foram realizadas 97 atividades durante os quatro meses de realização do projeto nos seguintes locais: E.M. “Prof. Flavio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas”, E.M.”Prof. Leonor Pinto Thomas”, E.M. “Achilles de Almeida”, Guarda Mirim, UNESP, SESC, Facens, UFSCar e Colégio Renascer.

Foram premiadas as doze melhores ideias nas seguintes categorias: duas elaboradas por alunos das Escolas Municipais; duas por jovens de 15 a 29 anos; quatro por cidadãos em geral; duas por ONGs, entidades e movimentos sociais; e duas voltadas à área da Educação.

A relevância das propostas foi calculada a partir do número de pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel. Os vencedores apresentarão suas ideias pessoalmente para a Prefeitura de Sorocaba e também as apresentarão para os vereadores e deputados que representam a cidade.

Uma das vencedoras do concurso foi Eliane Shimomura, professora de História da E.M. “Achilles de Almeida”. Sua proposta para melhorar a cidade foi criar o projeto “Rodas de conversas: Gênero e Sexualidade”.

“Desde abril estamos realizando este projeto piloto com alunos do Ensino Médio da nossa escola. Com vídeos, músicas e bate-papo trabalhamos com diversos assuntos, como o autorrespeito, respeito ao próximo, relacionamento abusivo, HIV, opção sexual e muitas questões. A nossa ideia é levar este projeto inicialmente para outras escolas públicas e mais pra frente para todas as unidades de Sorocaba”, explicou Eliane.

Confira as propostas vencedoras

– “Vagas de Emprego em Sorocaba e Região” – Parceria Sosicla de Empregos – autoria: Péricles Mendonça de Lima

– “Corredores Criativos de Sorocaba” – autoria: Caio Rodrigues de Souza

– “Programa de Educação Ambiental em Sorocaba” – autoria: Rede de Educação Ambiental da Unesp Sorocaba

– “Rodas de conversas: Gênero e Sexualidade” – autoria: Professora Eliane Shimomura

– “Mais espaço para os ciclistas!” – autoria: Bruna Antonelli

– “Iluminação da Rua Facens” – autoria: Smart Campus Facens, representada pelo seu diretor Paulo Carvalho

– “Pontos de Empoderamento de Mulheres” – autoria: Denise Teófilo

– “Mais opções de cursos em faculdades públicas!” – autoria: Quezia Alves de Carvalho

– “Escola Hacker Clube” – autoria: Hudson Augusto

– “Passe de ônibus gratuito para estudante” – autoria: Professor José Adão de Jesus

– “Campanha: Adote uma muda!” – autoria: João Vitor

– Os horários dos ônibus estão realmente certo para os jovens? – autoria: Cauani Larissa

Endnotes:
  1. www.sorocabacolaborativa.org.br: http://www.sorocabacolaborativa.org.br