Após um período que exigiu a transferência de equipamentos patrimoniados da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria Serviços Públicos (Serp) fez, nesta segunda-feira (27), a demolição do prédio que abrigava a lavanderia do antigo hospital São Severino, na área da atual Policlínica de Especialidades.
De acordo com o diretor da unidade, o médico Rodolfo Pinto Machado de Araujo Filho, o prédio estava condenado e não oferecia qualquer possibilidade de reforma. O espaço foi desativado na década de 90 e servia apenas para guardar os equipamentos fora de uso.
Por se tratar de uma construção dos anos 50, os tijolos utilizados têm características bastante interessantes. Por isso mesmo, serão reaproveitados pela Prefeitura em obras que possam apresentar as mesmas necessidades arquitetônicas. É o caso do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, cujo portal tem aspecto retrô.
O material que será retirado da área da Policlínica será enviado ao Centro Operacional da Serp, a chamada “chacrinha”. Até o momento, não há intenção em se construir no espaço.
Uma das razoes que levou à insistência pela urgente demolição foi a situação da dengue no município. Segundo o diretor da Policlínica, apesar de o local passar por limpeza com recolhimento de entulho, periodicamente, e de ter sido depositado sabão em pó em todos os recipientes que havia no local, era necessária a adoção de medida mais efetiva.