Procon-Sorocaba orienta como evitar a dor de cabeça no Carnaval
Em pleno período de férias escolares, muita gente já está pensando na folia de Carnaval. Neste ano a festa mais popular do Brasil acontece do dia 6 de fevereiro até a terça-feira, dia 9. E, de quebra, ainda tem o meio dia quarta-feira de cinzas, dia 10, para uma tentativa de recuperação do fôlego para volta ao trabalho.
Mas, antes de pensar na diversão é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um pacote de viagem, ou alugar uma casa ou apartamento para o feriado prolongado. O Procon-Sorocaba orienta o consumidor a ficar atento.
Segundo o diretor do órgão, Domingos Paes Vieira Filho, após a escolha do passeio e do roteiro é preciso avaliar também o tipo de pacote: individual (personalizado) ou excursão. “Os pacotes individuais são mais indicados quando se prefere maior liberdade na programação: tanto a hospedagem como o transporte são previamente contratados, portanto datas de saída e chegada devem ser seguidas com rigor. No caso da excursão, roteiros e horários são fixos, valendo a pena checar o número de pessoas que compõem o grupo”, afirma ele.
Como em qualquer compra, a pesquisa de preços é fundamental. Se for financiar a viagem, compare o preço à vista e o total a prazo, bem como a taxa de juros empregada, o número e vencimento das parcelas. “A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor”, explica Domingos.
Todas as ofertas por meio de anúncios e folhetos impressos para a divulgação de viagens ou excursões deverão informar o nome das empresas responsáveis pelos serviços e o seu número de registro no Ministério do Turismo. No caso de viagens internacionais, é importante estar atento às questões de câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral, ainda mais na conjuntura econômica pela qual estamos passando.
No contrato (ou ficha roteiro de viagem) deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. “O consumidor precisa dispender tempo, paciência e estar atento, conferindo todas as informações”, alerta o diretor do Procon-Sorocaba
Operações pela internet
Nas operações realizadas por meio da internet é recomendável efetuar as operações em computadores onde seja adotado o máximo de medidas de segurança, como o antivírus. O objetivo é o de proteger dados pessoais, do cartão de crédito e senhas. Evite, também, utilizar computadores compartilhados por diferentes usuários como, por exemplo, em lan houses e cyber cafés.
Caso vá alugar alguma residência ou apartamento pela internet fique alerta. “Orientamos que o consumidor consulte alguém que já esteve no local escolhido e/ou busque informações mais precisas. Na hora da reserva, lembre-se que é indispensável receber uma confirmação de reserva por fax ou e-mail”, fala Domingos.
Cuidado com a forma de pagamento, procure fazer o depósito para reserva no menor valor possível e mediante comprovante por escrito. Guarde qualquer documento e anúncios publicitários referentes ao pacote. Em caso de pacotes nos quais são oferecidos serviços, imprima a programação.
Ao acessar a internet e consultar sites, dê preferência aos registrados no Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br[1]). “No caso de passagens aéreas, consulte os preços com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinações tarifárias que podem tornar o bilhete mais barato”,
Serviço
Principais dicas:
– Estar atento a todas as informações e exigir que tudo o que for prometido verbalmente, conste também nos contratos;
– Guarde todos os documentos, inclusive os materiais publicitários acerca da viagem (transporte, hospedagem, roteiro, etc), a fim de que, havendo descumprimento, possa exigir seus direitos;
– Ocorrendo qualquer problema, comunique imediatamente o responsável, lembrando-se de anotar os dados deste contato (Com quem falou? Como? Qual foi a resposta ou a providência?).
– Sentindo-se lesado, procure o Procon-Sorocaba, por meio das unidades de atendimento.
Dúvidas e Orientações:
151 | 0800.148029 | 3333.2550
Reclamações via internet: www.consumidor.gov.br[2]
Reclamações e Denúncias – Pessoalmente:
Unidade Central
Rua Nogueira Martins, 513, Centro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Unidade Campolim
Avenida Antônio Carlos Comitre, 295
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h