Voltado aos adolescentes com idade entre 13 e 17 anos, a edição 2016 do “Animazoo” será realizada no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de 19 a 23 de janeiro. O evento da secretaria do Meio Ambiente (ema) traz uma novidade, que é a parceria com o Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade, tendo como tema “As 5 funções do Zoo de Sorocaba” e o lema “Conservação ex-situ e in-situ o que é isso?”. O “Animazoo” é voltado aos jovens de 13 a 17 anos e a inscrição ocorrerá de 5 e 9 de janeiro, exclusivamente por meio do site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br[1]
O objetivo do “Animazoo” é levar os adolescentes a conhecerem e refletirem sobre o papel dos zoológicos na sociedade atual, instituições que foram criadas originalmente como local de contemplação de animais que, na maioria das vezes, eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Hoje em dia, os zoológicos têm diversas funções, que levam sempre em consideração a conservação das espécies e o bem-estar dos animais.
A parceria com o Parque da Biodiversidade ocorre porque uma das funções que o zoo de Sorocaba possui é a conservação da biodiversidade e da fauna. Isso não se dá apenas por meio dos animais que estão no parque (a chamada conservação ex-situ), mas também via pesquisas e parcerias com Unidades de Conservação, que atuam visando à conservação dos animais na natureza (a chamada conservação in-situ). As outras três funções desempenhadas pelo “Quinzinho de Barros” são: bem-estar animal, educação ambiental e Lazer.
No “Animazoo” estão previstos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, entre elas o retorno da já conhecida Madrugada Ecológica, que desta vez acontecerá no Parque da Biodiversidade. Nesta, o objetivo é levar os adolescentes a vivenciarem uma noite de aprendizado e aventura em um local que, assim como o zoo, tem grande importância para a conservação da fauna. A Madrugada Ecológica acontecerá no dia 22 de janeiro e os adolescentes deverão chegar ao local às 19h, onde passarão a noite. O encerramento do curso está previsto para as 12h do sábado (23/01). Nos demais dias, o curso será realizado no zoológico de Sorocaba, das 13h30 às 17h30.
São 80 vagas disponíveis e caso a procura seja maior haverá sorteio no dia 11 de janeiro, às 14h, na Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema) – Rua Dr. Campos Salles nº 850 – Vila Assis. A presença dos inscritos ou responsáveis não é obrigatória. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos para a data de confirmação dos inscritos (11 e 12 de janeiro), mediante envio de e-mail para a Sema. No dia 18 de janeiro, pais ou responsáveis pelo adolescente inscrito devem participar de reunião na Sema, que habilita o jovem a participar do curso.