Ampliação experimental de calçada valoriza pedestres no Centro

Os pedestres que percorrem a rua da Penha, no centro de Sorocaba, ganham calçada mais amplas para garantir maior conforto, acessibilidade e consequentemente estimular o movimento nos estabelecimentos comerciais. Na manhã deste sábado (16), a Prefeitura de Sorocaba inicia o Projeto de Intervenção Temporária, que faz parte do Programa de Alargamento das calçadas, baseado no Plano Municipal de Mobilidade. Neste primeiro momento, a ampliação ocorre sem reformas, apenas com sinalização e disposição de elementos que valorizam a paisagem e sinalizam a proibição de uso para veículos. A fase de testes será até o próximo dia 5 de março e é acompanhada por pesquisas de opinião.

Essa ação de modernização na rua da Penha é realizada no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires. São 255 metros de extensão que ganham vasos com jabuticabeiras, guardas-sóis, bancos e pintura artística no solo. “Neste momento, dois quarteirões do centro de Sorocaba ficam com características dos modernos e confortáveis centros de cidades que são referências no mundo, onde a população frequenta cafés, lanchonetes e lojas”, declara o secretário da Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante. Com esses dispositivos, a calçada para o uso dos pedestres fica cerca de dois metros mais larga.

As premissas do Programa de Alargamento de Calçadas consistem em desenvolver proteção, diversidade, versatilidade, atratividade, conectividade, resiliência e sustentabilidade. Juntos, eles corroboram direta e indiretamente para a melhoria do espaço público, ambiental e econômica do espaço urbano. Estes critérios estão implícitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e mudam o conceito hierárquico da mobilidade, colocando o pedestre na posição mais importante das prioridades.

O Projeto de Intervenção Temporária é realizado em conjunto com as secretarias municipais da Conservação, Serviços Públicos e Obra (Serpo); Planejamento e Projeto (Seplan); Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema); Cultura (Secul) e Esportes e Lazer (Semes), assessoradas pela empresa Stúdio K e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Nesta sexta-feira (15), véspera da intervenção, representantes do Instituto estiveram em Sorocaba para contribuir com a expertise obtidas com esse mesmo projeto já implantado nos bairros Santana (Zona Norte) e São Miguel Paulista (Zona Leste), da cidade de São Paulo e no bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Intervenções são instaladas nesta madrugada

Para o alargamento da calçada serão utilizadas as atuais vagas de estacionamento ao longo do trecho. A partir das 19h desta sexta-feira (19) agentes de trânsito iniciam as orientações para que as vagas que serão desocupadas permaneçam livres. O solo receberá pintura de piso na cor verde e protegida por cones junto a linha branca no limite com a faixa de veículos que continuará única. As pinturas serão realizadas durante a noite e a madrugada desta sexta-feira (15), caso não esteja chovendo. Faixas e banners também serão colocados na via, para informar quem passar pelo local.

Durante os dias da intervenção, uma equipe de pesquisadores da Urbes realizará a coleta de dados de fluxo e permanência para permitir a avaliação da ação, contribuindo com o sucesso do programa. Estes espaços contarão a parceria de empresas que por meio de um termo de parceria vão fornecer os equipamentos para propiciar conforto em espaço agradável aos transeuntes. Entre as empresas estão a Tok&Stok e a Flora Morumbi.

Atrações Culturais também fazem parte da intervenção

Além do aumento experimental da largura das calçadas, serão realizados eventos culturais e de lazer em pontos estratégicos, a serem transformadas em áreas de convivência. Entre as atrações estão: desfile de escola de samba, apresentação do Projeto Guri, exposição de quadros e atrações na biblioteca infantil. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Tags: