Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ambulatorio-de-feridas-e-pe-diabetico-cuida-orienta-e-garante-assistencia-multiprofissional-a-pacientes/
Acessado em: 01/12/2025 - 15h51

Ambulatório de Feridas e Pé Diabético cuida, orienta e garante assistência multiprofissional a pacientes

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Serviço especializado e gratuito funciona na Policlínica Municipal de Especialidades

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético, mantido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria da Saúde (SES), na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf” desde 2005, oferece aos pacientes SUS assistência multiprofissional especializada com enfoque holístico, por meio de métodos científicos atualizados, avaliando, orientando e cuidando dos mais diferentes casos de feridas.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório, Uiara Kaizer, os pacientes atendidos no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Aqui, atendemos pacientes com problemas nos pés – diabéticos ou não – que apresentam feridas, calos, ressecamento, deformidades, entre outras lesões crônicas nas pernas, como úlcera por pressão e deiscência cirúrgica”, explica a enfermeira.

A equipe multiprofissional do Ambulatório é composta por uma coordenadora enfermeira estomaterapeuta, três cirurgiões vasculares, duas enfermeiras assistenciais, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares de enfermagem, um assistente social, um fisioterapeuta, além de estagiários de Nutrição, Podologia e Dermatologia. Ainda há uma equipe de suporte formada por profissionais como endocrinologista, cirurgião plástico e de outras especialidades da Policlínica.

Além da assistência e cuidados, Uiara conta que os pacientes recebem orientações sobre como cuidar e prevenir lesões. Também fazem curativos com a equipe do Ambulatório, além dos tratamentos e procedimentos indicados por especialista na área vascular. Conforme a coordenadora, o serviço realiza em média seiscentos curativos por mês.

“É possível recuperar lesões que os pacientes não conseguem tratar sozinhos em casa, evitando agravamentos das mesmas. Além disso, sempre orientamos os pacientes para não andarem descalços, não usarem sapatos abertos ou apertados, bem como lavarem os pés diariamente com água morna, por exemplo”, comenta Uiara.

Há três anos, Sandro Roson, 41, frequenta o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético. Quando machucou os dois pés trabalhando, enquanto descia de um caminhão, ele não sabia que era diabético. A ferida foi se complicando e, desde então, precisa tratá-los na Policlínica, onde recebe toda a assistência necessária. “A equipe é muito atenciosa. Não tenho do que reclamar, sempre fui muito bem atendido aqui. O serviço é ótimo”, comenta.

A ajudante de cozinha Dulcineide Aparecida Marrocheli, de 54 anos, também é uma das pacientes atendidas no Ambulatório. Há cerca de oito meses frequenta o local – sempre uma vez por semana – para fazer curativo na perna devido a uma úlcera venosa. “Eu sempre sou muito bem recebida aqui, bem tratada, o atendimento é excelente. Não tenho do que reclamar. Aliás, só tenho a agradecer aos profissionais do Ambulatório”, diz, satisfeita.

Neste ano, até julho, o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético tinha realizado 3.272 atendimentos. No ano passado, fez 7.212 no total e, em 2013, foram 6.304 atendimentos ao longo de todo ano.