“Ambientação” capacita servidores a aplicarem medidas sustentáveis no trabalho
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Desde o dia 10 de setembro, 35 servidores públicos municipais participam semanalmente do Projeto “Ambientação”, da Fundação Toyota do Brasil, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. Nesta quinta-feira (dia 26), os funcionários públicos puderam apresentar o trabalho que estão desenvolvendo nos setores onde atuam. A meta é reduzir em 10% o consumo de água em alguns próprios municipais.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, o objetivo do projeto é cumprir com as metas e ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014, com o intuito de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos.
Já o Projeto Ambientação da Fundação Toyota visa à minimização de impactos ambientais no ambiente de trabalho, por meio de ferramentas de gestão que são multiplicadas aos funcionários. A iniciativa existe há oito anos e foi aplicada em outros municípios, como Guaíba (RS) e Indaiatuba (SP).
Para a implementação do projeto foram escolhidos 66 próprios da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), como o Paço Municipal, as sedes das secretarias externas ao Paço, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, escolas, entre outros. Ao final do curso, os servidores públicos receberão um certificado.
Sobre o curso
Durante as aulas, eles aprenderam a utilizar a ferramenta de gestão conhecida como Toyota Business Pratices (TBP), disponibilizada pela empresa, que permite o diagnóstico claro sobre o real problema a ser vencido, onde e como ele ocorre e do que depende para ser solucionado. A metodologia está ensinando aos participantes do curso a fazer um diagnóstico, com indicadores e investigação da causa do problema, promover a resolução e o monitoramento.
Para isto, os servidores públicos receberam no primeiro dia do curso as contas de água, dos últimos meses de 2014, dos próprios públicos onde trabalham. A ideia é que eles aplicassem a metodologia durante a capacitação, comparando com os últimos meses deste ano, com a meta de economizar 10% de água dos prédios onde trabalham.
Camila Machado, funcionária da Secretaria da Administração (Sead), é uma das participantes do Projeto “Ambientação”. Nesta quinta-feira (26) ela apresentou o seu projeto (quase finalizado) para a redução de água na Seção de Manutenção da Frota Municipal, local onde atua.
Com um trabalho de investigação, ela descobriu que o maior gasto no setor era no momento de enxaguar os veículos. “Gastávamos 300 litros por carro na hora do enxágue. A nossa meta era reduzir para 240 litros e com as medidas que tomamos já conseguimos reduzir para 220 litros”, comentou. “Nós regulamos a pressão da bomba e conversamos com o funcionário que faz o enxágue para a redução do gasto de água”, explicou.
Além disso, utilizando a metodologia Toyota Business Pratices, a equipe descobriu vazamento de água em vaso sanitário, reduziu o número de lavagens de veículos e do próprio pátio. “Todo dia verifico o hidrômetro, acabo até sonhando com isso”, brincou. “Mas é muito gostoso, é uma experiência enriquecedora”, completa. Em outubro de 2014, o setor gastou 695 metros cúbicos de água; em outubro deste ano, foram apenas 33 metros cúbicos.
Reta Final
Na próxima quinta-feira (3 de dezembro), o grupo se reunirá no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Na ocasião, eles vão ensaiar a apresentação formal para a banca do projeto. Cada um terá 10 minutos para apresentar seu trabalho.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a apresentação será realizada durante o evento final do Projeto Ambientação, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, das 12h30 às 16h, no Parque Tecnológico, com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio; Steve St. Angelo, C.E.O. da Toyota do Brasil; Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, além de representantes de secretarias municipais e colaboradores do projeto.
Tags:A3P, Meio Ambiente
