Alunos tiveram uma aula sobre a obra de Heitor Villa-Lobos
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
O trabalho de formação cultural foi viabilizado com recursos da Prefeitura de Sorocaba por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC)
A música do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) tomou conta do ginásio poliesportivo da E.M. “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jardim Renascer, na manhã desta terça-feira (10). A aula especial foi ministrada pelos músicos do Quarteto de Saxofones SaxBrasil a aproximadamente 450 alunos com idades entre 4 e 10 anos, da unidade e também da E.M. “Walter Carretero”, do Habiteto. Eles apresentaram de forma lúdica um repertório com obras do artista e, ainda, músicas que se relacionam com o seu trabalho.
A apresentação integra o Projeto “Conhecendo Villa-Lobos a bordo do seu trenzinho”, de Giancarlo Medeiros, um dos músicos do Quarteto de Saxofones SaxBrasil, e visa apresentar a obra de Heitor Villa-Lobos aos alunos da rede municipal. O trabalho de formação cultural foi viabilizado graças aos recursos disponibilizados pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC) em 2015.
Com duração de uma hora, o espetáculo teve início com os músicos entrando no ginásio sonorizando com os instrumentos o ruído de uma locomotiva. Ao lado de um pequeno cenário simbolizando uma locomotiva, o grupo tocou em seguida o “O Trenzinho do Caipira”, uma das mais famosas composições do artista brasileiro. O quarteto ainda apresentou o movimento da Bachianas Brasileiras nº 5, a Ária/Cantilena, “Pastorzinho”, “Alma Brasileira” e “A Folia de um Bloco Infantil”.
Além das obras de Villa-Lobos, o grupo também apresentou algumas músicas folclóricas adaptadas por Villa-Lobos, como “Samba Lelê” e “Nesta rua”, que constam em seu Guia Prático sobre tema popular brasileiro. A apresentação ainda foi mesclada com uma contação de história, com uso de fantoches, deixando ainda mais lúdica a realização do projeto.
Para o músico Giancarlo Medeiros, esta primeira apresentação do projeto atingiu o objetivo. “Queríamos apresentar às crianças as músicas de Villa-Lobos e abrir a cabeça deles para algo novo. A sementinha foi plantada. Tenho a certeza de que eles vão guardar estas informações para o resto da vida deles”, enfatizou. “Sem a LINC não conseguiríamos levar este projeto às escolas da cidade”, destacou Rafael Migliani, outro integrante do quarteto.
A diretora da E.M. “Walter Carretero”, Glaucia Amendola Fullmann Davanso, conferiu a apresentação e achou muito interessante. “Adoramos receber esta apresentação cultural na escola. As crianças dificilmente saem daqui da comunidade e nunca ouviram falar de Villa-Lobos”, afirma. De acordo com ela, um dos contatos que os alunos têm com a música acontece na Oficina do Saber do bairro, às segundas-feiras, na aula de Canto Coral.
Hadassa Eulália Pleins Cena, de 9 anos, aluna do 4º ano da E.M. “Walter Carretero”, adorou a apresentação. “Gosto de música, faço aula de coral aqui na escola, mas ainda quero aprender a tocar violino”, comentou a garota.
Quem também assistiu atentamente a apresentação do Quarteto de Saxofones SaxBrasil foi Mayhumy Emanuela Contrim, de 9 anos, aluna do 3º ano da E.M. “Walter Carretero”. “Eu gostei bastante, adoro música gospel e estou aprendendo a tocar órgão na minha igreja. Achei tudo bonito e até conhecia algumas músicas, como Samba Lelê”, afirmou.
Outra aluna que teve a mesma oportunidade foi Mariane Lauren Araújo de Oliveira, de 9 anos, colega de sala de aula de Mayhumy. “Gostei de tudo. Outro dia teve uma outra apresentação aqui na escola, que os músicos apresentavam seus instrumentos. Gosto de música, quero um dia ser pianista”, falou a estudante.
Segundo a professora Monica Juliane Antunes dos Santos, que dá aula para a turma do 4º ano da escola, além da aula de coral, neste último bimestre os alunos tiveram contato com música e poesia. “Utilizei letras de poemas e canções na aula de português, por exemplo, para ensinar artigo, pronome e verbo a eles”, explica. “Gostei bastante da apresentação. Isso não faz parte do cotidiano deles e foi legal apresentar esta novidades às crianças”, declarou.
Sobre o quarteto
Formado em 2008, o Quarteto de Saxofones SaxBrasil tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira por meio da pesquisa, da encomenda de novas obras, da realização de transcrições de obras de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional, além de contribuir para a integração cultural e musical dos países da América Latina.
Em 2009 o grupo conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística”, na categoria “Música de Câmara”, e desde então tem atuado com importantes grupos do Estado de São Paulo.
Em 2012 apresentou recitais totalmente compostos por obras de importantes nomes brasileiros em encontros de saxofonistas no país e no exterior. Em 2013 participou como convidado internacional do “XII Encuentro Universitario Internacional de Saxofón”, no México, onde se apresentou no encerramento do evento.
O grupo é formado por Giancarlo Medeiros (saxofone barítono), Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto) e Jonathas Cordeiro (saxofone tenor).
Apresentações continuam
O projeto visitará várias escolas municipais de Sorocaba até o dia 27 de novembro. No total serão atendidos 2.580 alunos das seguintes escolas municipais: “Prof. Walter Carretero” (Habiteto), “Dr. Hélio Rosa Baldy” (Jardim São Guilherme), “Prof. Irineu Leister” (Jardim Ipiranga), “Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno” (Mineirão), “Prof. Flávio de Souza Nogueira” (Jardim Ferreira) e “Prof. Benedito José Nunes” (Parque Esmeralda).
Segue abaixo a programação:
Dia 13/11 (sexta feira)
E.M. “Prof. Irineu Leister”
Horário: 10h
Endereço: Rua Odete Lanci Giraldi, 67 – Jd. Ipiranga
E.M. “Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno”
Horário: 13h30
Endereço: Rua Rubens Pellini, 156 – Mineirão
Dia 17/11 (terça feira)
E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”
Horário: 7h30
Endereço: Rua Benedito Galdino de Barros, 47 – Jd. Ferreira
Dia 27/11 (sexta feira)
E.M. “Prof. Benedito José Nunes”
Horário: 9h30
Endereço: Rua Padre Domenico Trivi, 129 – Parque Esmeralda
