Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/alunos-do-curso-forno-e-fogao-recebem-certificados/
Acessado em: 30/11/2025 - 19h10

Alunos do curso “Forno e Fogão” recebem certificados

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), realizou na manhã desta quinta-feira (6) a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o curso de Forno e Fogão. Além de receitas e técnicas para o preparo de pratos saudáveis, salgadinhos, doces e sobremesas, os alunos aprenderam sobre a importância da higienização e manipulação correta dos alimentos. O curso foi desenvolvido em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), regional de Sorocaba.

Com quarenta horas de duração, cumpridas por quase dois meses de aulas na sala de culinária da Uniten, o curso foi totalmente gratuito e ensinou o preparo, manipulação e higienização de alimentos, além de disposição e arrumação de mesas, bandejas, montagem de cardápios e outros.

Conforme destacou Pedro Gimenes, diretor de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o objetivo do curso foi de capacitar pessoas de baixa renda e oferecer uma alternativa de geração de renda. “São cursos importantes, porque ensinam a manipular corretamente os alimentos, orientam sobre higienização, e outros detalhes que nem sempre as pessoas atentam”, explicou.

Se engana quem pensa que um curso assim só interessaria a pessoas casadas, que desejam diversificar o cardápio da própria a família. Morador do Jardim dos Estados, desde criança Carlos Henrique Braga gosta de se aventurar na cozinha e a fazer suas experiências com as panelas. Aos 16 anos, não teve dúvida, fez o curso da Uniten e decidiu que vai trabalhar no ramo de alimentação. “Talvez abra um estabelecimento, um restaurante onde possa aplicar o que aprendi”, afirmou o adolescente.

Há anos que Maria Luiza Ribeiro Medeiros, do Parque São Bento, tira o sustento de um carrinho de caldo de cana. Diante de insistentes pedidos dos clientes, decidiu aprender a fazer salgadinhos para incrementar as vendas. Seu entusiasmo e interesse foram tanto que convenceram a filha Gabriela, de 24 anos, a também fazer o curso. Agora, as duas não veem a hora de começar a preparar os quitutes que aprenderam no curso para servir aos clientes. “O curso foi muito bom, aprendi muita coisa interessante e quero aprender mais. Se tiver mais curso na Uniten, vou fazer”, disse Maria Luiza.

Simone Lobato já havia trabalhado numa doceria, mas queria aprender mais para, quem sabe, num futuro emprego, obter uma renda melhor. O que aprendeu no curso deixa o marido e os dois filhos sempre com gosto de quero mais. São eles que se deliciam com os quitutes e doces que aprendeu a preparar. “Agradeço a Prefeitura por essa iniciativa. É uma oportunidade para as pessoas, como minha mulher, aprenderem a preparar alimentos saudáveis e deliciosos, bem como ter uma fonte de renda”, afirmou o taxista Rogério Santos.

De acordo com Vanessa Bueno Godoy, capacitadora da Apas que ministrou o curso, existe a possibilidade de novos cursos da área de alimentação serem aplicados na Uniten. O programa consiste de aulas teóricas e práticas abordando temas como apresentação, higiene pessoal e preparação para o trabalho; racionalização e organização do trabalho; manipulação (higiene dos alimentos) e preparo de alimentos básicos e equipamentos domésticos.