A Prefeitura de Sorocaba levou na manhã desta terça-feira (dia 9) atividades ambientais ao Centro de Educação Infantil “Ondina Soares Vial Brunetto” (CEI-35), no Jardim Itanguá, localizado na Zona Oeste da cidade. As 150 crianças matriculadas na unidade foram sensibilizadas de maneira lúdica sobre a importância de se ter árvores na área urbana da cidade e, inclusive, plantaram cinco exemplares nativos no gramado do CEI.
Promovida pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação educativa integra o Programa Arboriza Sorocaba. A arborização contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.
De acordo com a diretora do CEI, Alessandra Luzia Correa Maia de Souza, ela procurou a Sema depois de ficar sabendo da atividade realizada no CEI do Parque São Bento no primeiro semestre deste ano. “Achamos importante ensiná-las sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente. Aqui já trabalhamos com uma horta educativa e também estamos plantando flores em nosso jardim, com a participação das crianças.”, contou.
Como foi
Em sala de aula, cada turminha pôde ouvir o conto “Juca e a Árvore”, de autoria de Carolina Barisson, funcionária da Sema, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Em seguida, os monitores de Educação Ambiental pintaram uma árvore no braço dos alunos. A pequena Lauren, 4 anos, participou da ação e estava encantada com a árvore pintada: “Adorei, vou mostrar para meu pai e para minha mãe”.
Para encerrar, em grupos, os alunos foram levados ao gramado do CEI onde ajudaram no plantio das árvores. A turminha da Creche III B plantou uma muda de grumixama e todos estavam orgulhosos do feito.
Antes do plantio, o chefe da Seção de Interações Socioambiental e Projetos Ambientais da Sema, Rodrigo Miranda, explicou às crianças como ajudar a cuidar da árvore, como por exemplo, não arrancar as folhas, não quebrar os galhos e não jogar lixo ao seu redor. “Ela também precisa da luz do sol e de água, por isso vocês vão ter que ajudar a regar esta árvore”, alertou.
Matheus, 4 anos, colocou as mãozinhas na terra e ajudou no plantio da grumixama. “Foi legal e achei bem fácil”, comentou. Sofia, 3 anos, plantou sua primeira árvore e também gostou da atividade ambiental: “Vou ajudar a cuidar dela também”. Além da grumixama, o CEI-35 ganhou ipê-amarelo, castanheira-paulista, quaresmeira e cerejeira-do-rio-grande.
Como agendar
As escolas ou outros grupos interessados em receber a ação educativa gratuitamente devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br[1] ou pelo telefone (15) 3238.2366, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.