Os alunos do Tempo Integral da Escola Municipal “Profª. Maria Ignês Figueiredo Deluno” tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (24). Eles receberam a “visita” das abelhas do projeto Vivabelha, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A atividade faz parte do projeto Abelhas nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Escola Saudável.
O objetivo é reconhecer, por meio da vida das abelhas, os ensinamentos, valores e curiosidades sobre elas e com isso despertar o interesse para a pesquisa e realização de atividades práticas nas escolas. E ainda estimular a literatura infantil; desenvolver a linguagem oral e a escrita; incentivar o pensamento criativo e a expressão oral, além da produção por parte dos estudantes de trabalhos de artes utilizando diferentes recursos e materiais.
Como primeira atividade, o técnico ambiental José Carmelo de Freitas Júnior, e o estagiário Vinicius Peres Biazotti, ambos da Sema, participaram de um bate-papo com os alunos. Cada criança se apresentava e dizia a primeira coisa que vinha à mente sobre abelhas. Uns falaram que tinham medo da picada e do ferrão, enquanto outros lembraram do som que abelha faz. A produção de mel também não foi esquecida.
Após essa primeira apresentação, os integrantes da Sema fizeram uma apresentação sobre o assunto. “Cada abelha tem uma função na colméia”, disse José Carmelo. As crianças descobriram que há três tipos de abelhas na colmeia. “Abelha rainha, as operárias e o zangão. Cada uma tem um ‘emprego dentro da colmeia”, explica Vinicius. Os estudantes tiveram contato com a cera e com o própolis.
Porém, o ponto alto ainda estava por vir. Duas colmeias de abelhas Jataí e Mirim-Preguiça foram apresentadas e a curiosidade tomou conta das crianças. A maioria queria saber onde estava a abelha rainha. “Ela fica bem escondidinha. Não aparece muito”, contou João Carmelo.
A partir disso, utilizando um material alternativo, os alunos vão construir colmeia e abelhas, e fazer experimentações de receitas culinárias com mel. No dia 1º de setembro as nutricionistas da Seção de Alimentação Escolar da Sedu realizarão o trabalho de culinária com os alunos da Escola em Tempo Integral “Maria Ignês F. Deluno”. Na ocasião será preparado um bolo Pão de Mel.