Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/alunos-das-escolas-municipais-participam-de-projeto-educacional/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h56

Alunos das escolas municipais participam de projeto educacional

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Doze alunos, representantes das escolas municipais de Ensino Médio, participam na próxima segunda e terça-feira (15 e 16) do ciclo de apresentações do projeto Soamar de Jovens Talentos 2015. O evento acontece na Faculdade Esamc e se traduz na preparação teórica dos participantes.

Organizado pela Sociedade de amigos da Marinha de Sorocaba e Região (Soamar), com o apoio da Agathos Educacional, Fundação Pátria e do Centro Experimental de Aramar, o evento propõe a interatividade entre as escolas particulares de Ensino Médio de modo a promover o conhecimento das possibilidades profissionais para os estudantes.

Desta vez, as escolas municipais, foram convidadas a participar – por meio do programa “Escola Para o Futuro” (EPF) – e, com foco na área da ciência e tecnologia, foram selecionados três alunos de cada unidade que mantém ensino nessa fase: Leonor Pinto Thomaz, Dr. Getúlio Vargas, Achilles de Almeida e Flávio de Souza Nogueira.

O encontro da próxima semana antecede uma visitação ao Centro Experimental de Aramar e à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Segundo o gestor de Desenvolvimento Educacional do “Escola Para o Futuro”, Ednilson Ferreira, a ideia é oferecer aos jovens a oportunidade do contato com as carreiras profissionais existentes e, neste caso, até mesmo aquelas que podem vir a ser desenvolvidas dentro da Marinha do Brasil. O programa, que passou a ser desenvolvido neste ano, dentro da proposta de formação contínua do corpo discente do Ensino Médio, visa ajudar os estudantes a se encontrar na profissão por meio do aprofundamento nas mais diversas áreas. Outra preocupação, conforme o gestor, é chamar à consciência para o exercício da cidadania, por meio do entendimento do papel do indivíduo em sociedade e sua produção acadêmica, social e profissional em benefício da coletividade.

“Para esses jovens será muito importante o contato com o universo profissional. É um descobrimento. Principalmente, porque cada um foi selecionado com base no seu interesse e habilidade dentro das áreas afins”, explicou Ednilson. A seleção contou com a participação de professores e da direção de cada unidade escolar.

As visitas à Poli-USP e a Aramar acontecem no segundo semestre, a partir de agosto.