Alunos da Uniten lavam veículos oficiais no Paço Municipal

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Os alunos do curso de Lavagem Ecológica de veículos, realizado pela Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), tiveram no início da tarde desta terça-feira (3) a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas 10 aulas realizadas. Eles estiveram no Paço Municipal, onde lavaram parte da frota de veículos oficiais.

A ação foi acompanhada de perto pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, e por Guilherme Gmeiner, diretor da Dry-Up, empresa que está ministrando o curso. “Hoje eles vieram praticar o que aprenderam na sala de aula, que é manipular os produtos de limpeza, os cuidados que devem ter na limpeza interna e externa do veículo”, destacou o secretário.

Gmeiner ressaltou que esta é a primeira iniciativa com resultados muito satisfatórios. Tanto que um dos alunos do curso, um jovem de 19 anos de idade, foi contratado pela própria Dry-Up para trabalhar na limpeza de aeronaves no aeroporto de Sorocaba. “Esse é um mercado que deve crescer em Sorocaba e estes alunos saem bem preparados para esse trabalho”, afirmou.

Um dos alunos que estiveram no Paço Municipal, Fernando Retucci, morador do Jardim São Carlos, elogiou o conteúdo aplicado no curso e a oportunidade de praticar o que aprendeu na Uniten. “O mais interessante é que além do processo de lavagem, os produtos utilizados, aprendi sobre gestão do negócio, como fazer o marketing, entre outras coisas importantes. Pretendo abrir um lava-rápido”, revela o jovem, que está desempregado.

Gratuito, o curso de Lavagem Ecológica de veículos tem duração de 40 horas e ensina aos participantes a metodologia empregada na lavagem ecológica, mais conhecida como lavagem a seco. Além de conhecerem o processo e os produtos empregados, os alunos também assistem às palestras e recebem orientações sobre empreendedorismo, gestão de microempreendedor individual, finanças e marketing pessoal.

Depois que concluírem o curso, os alunos que desejarem serão estimulados a se tornarem Microempreendedor (MEI) e deverão participar de um projeto pioneiro de Micro Franquia Social, numa parceria envolvendo a Dry-Up e a Casa do Menor de Sorocaba. Quem preferir, pode abrir seu próprio negócio, contando com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Espaço Empreendedor e do Banco do Povo de Sorocaba.

Tags:,