Um passeio na Floresta Nacional de Ipanema (Fazenda Ipanema), em Iperó, para os idosos que vivem no Residencial Vila Dignidade foi organizado no último sábado (05), pelos alunos dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (Uniso) em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) da Prefeitura de Sorocaba.
Cerca de 10 idosos participaram da atividade, tendo em vista que o local do passeio foi escolhido pelos próprios moradores da Vila Dignidade, após os alunos sugerirem alguns pontos de lazer, dando a oportunidade para os idosos conhecerem novos lugares e reviverem outros. O curso ainda ofereceu um café da manhã especial a todos, ao qual foi possível a interação e apreciação das paisagens da fazenda.
Pensando em promover à Melhor Idade um dia diferente dos outros, o passeio foi realizado como ferramenta de atividade afim de propiciar o alívio da rotina, oportunizando o lazer e uma maior interação, aumentando ainda mais o convívio que já possuem no residencial.
Para a professora Síbila Floriano Landim, que coordena o grupo de estudantes, a atividade proposta atingiu todos os objetivos referidos além de despertar um potencial de grande relevância para o componente curricular dos alunos que possem como base a promoção do bem estar de seus participantes.
“Foi possível transformar esses momentos em um recurso terapêutico, gerando efeitos em cada um que esteve presente, conhecendo os principais pontos turísticos”, explica a professora.
Entre os locais que foram visitados na fazenda estão: a Casa das Armas Brancas, local onde eram fabricadas as armas da Guerra do Paraguai, a cachoeira da região, a Serraria, os Altos Fornos Mursa e os Altos Fornos Geminados.
A educadora ainda relatou que os idosos demonstraram muito entusiasmo com o momento, que foi gerado descontração, interação e companheirismo, além de proporcionar um espaço de atividades realizadas para o estimulo do raciocínio, memória e a socialização.
“Acreditamos que essas atividades sejam fomentadoras da qualidade de vida da população idosa, sendo, portanto, fundamentais para serem realizadas sempre com finalidades que agregue cada vez mais socialização a todos. A cada monumento visitado foi perceptível a admiração dos idosos e a satisfação por poderem explorar lugares inusitados”, concluiu a professora Síbila Floriano Landim.
A Vila Dignidade abriga vinte residências em forma de um pequeno condomínio fechado na região do Bairro Piazza de Roma (Zona Oeste). A escolha dos moradores obedeceu a uma série de critérios sociais e foi conduzido pela equipe de assistência social da Prefeitura de Sorocaba, abrigada na Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias).