Alunos da rede municipal se preparam para o Enem

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Além de simulados, Sedu oferece palestras aos estudantes

 

Os 281 alunos que frequentam o 3º ano do Ensino Médio da rede municipal de ensino devem prestar, no próximo final de semana, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Visando o bom desempenho dos estudantes, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), oferece várias atividades preparatórias aos estudantes, como simulados e palestras de orientação. Os estudantes frequentam as quatro escolas municipais de ensino médio – E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, E.M “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, E.M “Dr. Getúlio Vargas” e E.M “Leonor Pinto Thomaz”.

Os simulados são realizados de forma a permitir aos alunos que tenham contato com o estilo de avaliação realizada no Enem, principalmente para as turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. São feitas orientações por meio de palestras e plantões de dúvidas – com aulas de reforço no contraturno -, sempre com o intuito de esclarecer os alunos a respeito dos conteúdos mais cobrados nas provas, modelos/exemplos de questões e redação, procedimentos relacionados às inscrições, preparação para a prova (horários, materiais etc.), instituições de ensino superior que utilizam o Enem como forma de ingresso, Prouni, Fies e inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Programa “Escola para o Futuro” da Sedu, faz parceria com outras instituições escolares para oferecer aos alunos o melhor. Na manhã desta terça-feira (20), por exemplo, os estudantes do 3º ano da escola “Leonor Pinto Thomaz” assistiram a palestra “Desmistificando o Enem”. O professor de química, Murilo Casare, da escola Santa Escolástica, foi o convidado. “A ideia da palestra é mostrar aos alunos como o exame foi pensando”, comentou o professor.

Ele conta que o Enem não é apenas um exame para aferição do ensino médio. “O exame dá acesso a todas as universidades federais. Falar como a prova é construída, como ela é pensada, quais os assuntos mais tratados. É importante falar sobre isso, esclarecer como são as regras do jogo para que o aluno tenha uma desempenho melhor na hora da prova”, explica Murilo.

O estudante Lucas Augusto de Oliveira Pires, de 18 anos, está em dúvida entre Mecânica ou Mecatrônica. “As informações sobre o que acontece no Enem são importantes. As palestras ajudam aos alunos a saber como é a prova”, afirma Lucas.

Já Gabriela Malheiros, 17, não tem dúvida sobre o curso que pretende fazer. “Quero enfermagem. Sem dúvida, as palestras com pessoas capacitadas, sobre como funciona e quais as expectativas, nos ajudam bastante”, fala Gabriela.

No sábado (24), primeiro dia do Exame, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. Já no segundo dia, domingo (25), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, estas com duração de cinco horas e trinta, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). É estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões. A aplicação das provas terá início às 13h30 em todas as unidades da Federação.

 

Serviço

O que levar no dia

– Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

– É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).

– O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém é recomendável que o participante o tenha em mãos para verificar as informações do local de provas.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

 

– Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

– Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

– Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

– Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

– Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.

– Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Tags:,