“Toca do Visconde” é a nova denominação apresentada na manhã desta quarta-feira (dia 1) para a Sala de Leitura da Escola Municipal “Prof.ª Darlene Devasto”, no Jardim Atílio Silvano. E para celebrar o novo espaço, a unidade apresentou o projeto “Café com Poesia”, realizado inicialmente com os alunos do 5º ano.
A data foi mais que especial para os alunos do 5º ano C, que se produziram para participar pela primeira vez de um Sarau de Poesia, além, é claro, de receberam um café da manhã. Entre as obras apresentadas, estavam os clássicos da poesia, com obras de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Mário Quintana, Manoel Bandeira, Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, entre outros.
No novo espaço de leitura foram colocadas mesas e, em grupos, os alunos tomaram seus lugares. Após a apresentação da direção da unidade, foi servido um café da manhã e, entre um momento e outro, os alunos e até os professores declamaram poesias.
Guilherme da Silva Botelho, de 10 anos de idade, foi o primeiro a se apresentar e declamou o poema “Motivo”, de Cecília Meireles. “Nunca tinha participado de um sarau e estou gostando muito”, disse. Ele contou ainda que desde que o projeto teve início na escola está se dedicando cada vez mais à leitura.
O projeto começou a ser desenvolvido em sala de aula pelas professoras e mediadoras da Sala de Leitura, Zelinha Domingues e Patrícia Rabello. “Nossa proposta é fazer com que as crianças despertem para a poesia, pois será um aprendizado para a vida toda”, conta Patrícia.
A professora Zelinha explica que o projeto de poesia começou com o trabalho de pesquisa em sala de aula. “Primeiro pesquisamos ou autores, depois os alunos foram atrás dos poemas”, salienta. Ela informa ainda que a proposta é realizar o Sarau com outras turmas e até mesmo com a presença dos pais. “Aproveitamos esse período de frio para oferecer a eles um café, além das poesias”, conclui.
A diretora da escola, Alaine Cristina de Sales, destaca a importância do projeto para os alunos, bem como a apresentação do novo espaço. “Reformamos a nossa sala de leitura e estamos oferecendo esse novo espaço já com esse projeto de poesias”, ressalta.
O estudante Rafael Henrique da Silva Carvalho apresentou o poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. “Estou gostando muito desse projeto e pesquisar esse poema foi muito bom”, conta. Ele disse ainda que a atividade o incentivou a ler mais.