Alunos apresentam experiências com eletricidade e magnetismo
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Alunos que cursam o 5º ano da Escola Municipal “Prof.ª Darlene Devasto”, no Jardim Atílio Silvano, promoveram nesta quarta-feira (05) a 1ª Feira de Ciências da unidade, especificamente contendo experiências envolvendo eletricidade e magnetismo. Os 620 alunos e os pais deles puderam conhecer os trabalhos, expostos em duas salas de aulas.
A orientadora pedagógica Rosane de Fátima Ribeiro destaca que o projeto foi desenvolvido pelos professores das quatro turmas de 5º ano. “O resultado foi surpreendente, pois os alunos fizeram pesquisas e montaram as experiências em casa, com a ajuda dos pais, e isso é muito importante no processo de aprendizagem.”
Para a professora Kátia Rodrigues, o trabalho na prática, além de empolgar os alunos, que se dedicam mais e se empenham nas pesquisas, é um diferencial no aprendizado. “Fizemos todo o trabalho teórico e depois mostramos isso na prática. O resultado é essa empolgação dos alunos”, disse.
O grupo da aluna Luani Caroline Nascimento, 10 anos, fez um vulcão utilizando gesso, pote de vidro e uma lâmpada. A erupção se deu por meio da reação da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. “Ficou muito legal e os alunos gostaram muito”, conta a menina.
Além de todo o trabalho, os alunos levaram um lampião a gás, como forma de mostrar a evolução da iluminação, conta uma das professoras.
Já o grupo com os alunos Nicoly Rodrigues, Rayana Ribeiro, Camily Souza, Kevin Henrique e Erik Carlos, montou uma maquete para mostrar a energia eólica. Com o auxílio de um secador de cabelo, eles fizeram a pá (da maquete) virar e gerar energia para a casa. Nicoly lembra que seu pai contribui na obra e que todos que passaram pela sala e constataram o projeto, aprovaram a iniciativa.
Segundo a orientadora pedagógica da escola, no mês de novembro todos esses projetos estarão expostos na unidade para o público em geral, juntamente de outros confeccionados por estudantes de demais séries.
Tags:Educação
