Alunos aprendem sobre combate a incêndio

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: André Reis

Programa Bombeiro na Escola segue até quarta-feira na “Amin Cassar”.

Combate a incêndio foi o tema principal da primeira aula do Programa Bombeiro na Escola que acontece até esta quarta-feira, dia 27 de abril, na Escola Municipal “Prof. Amin Cassar”, no Jardim São Camilo. A ação é desenvolvida pelo 15º Grupamento de Bombeiros com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

O curso faz parte do Programa Escola Saudável e é realizado com os alunos do 5º ano da unidade escolar. Após conhecerem seu instrutor e coordenador do projeto, o cabo Rogério Rosa, neste primeiro dia de atividade cada aluno recebeu uma apostila com todas as orientações sobre combate a incêndio, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros. Com uma temática voltada à garotada da faixa dos 10 anos de idade, o militar focou primeiro as possíveis causas de incêndio dentro de casa e depois em veículos.

Na oportunidade os alunos aprenderam a manusear os extintores de incêndio, bem como identificar vítimas. “É importante que ao localizar a vítima e verificar os sinais vitais, se acione os Bombeiros pelo telefone 193”, explica o cabo.

Com 10 anos de idade, Kevin de Moraes, quer ser bombeiro quando crescer. “Gosto muito dessa profissão e hoje aprendi que quando o incêndio for em parte elétrica, não pode jogar água”, disse o aluno. Kauan Torris, também de 10, gostou muito dessa primeira aula. Ele contou que aprendeu sobre incêndio e que as informações serão importantes. “Quando depararmos essa situações de incêndio devemos também ligar para os Bombeiros”, disse.

Segundo o cabo Rogério Rosa, o objetivo é preparar as crianças para dificuldades diversas. Ele aproveitou este primeiro encontro para orientar as crianças quando do momento certo de acionar os Bombeiros, e a forma de passar as informações corretamente.

Para a diretora da escola, Francine Menna, a atividade é muito importante para os alunos, pois se traduz em mais conhecimentos para que possam auxiliar em casos de acidentes, ou até mesmo de doença. Já o gestor de Desenvolvimento Educacional do Programa Escola Saudável, Luís Gustavo Maganhato, diz que a proposta da ação é justamente a prevenção e por isso a parceria com o Corpo de Bombeiros. “É de extrema importância esse trabalho específico com as crianças”, salienta explicando que quanto mais acesso à orientação, além de a criança ter condições de fazer um primeiro atendimento, saberá solicitar o socorro de urgência e emergência de forma eficaz.

Tags: