Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/alunos-aprendem-a-evitar-acidentes-domesticos/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h43

Alunos aprendem a evitar acidentes domésticos

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Cerca de 80 alunos do 5º ano da Escola Municipal “Prof.ª Maria Ignez Figueiredo Deluno”, no bairro Mineirão, concluem nesta quinta-feira (16) as atividades do Programa “Bombeiro na Escola”. A ação que faz parte do Programa Escola Saudável, é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com a participação do 15º Grupamento de Bombeiros (15º GB).

O curso é coordenado pelo cabo Rogério Rosa e tem seis horas de duração. Nos dois primeiros dias os alunos receberam informações de prevenção a acidentes domésticos e combate a incêndios. “Nesta quinta-feira, as crianças receberão informações sobre primeiros socorros”, comenta. O curso terá início às 13h.

De acordo com o cabo, o objetivo do programa é preparar as crianças para dificuldades diversas. “Nesse período elas são orientadas quanto ao momento certo de acionar os bombeiros, bem como passar as informações de forma correta”, ressalta.

Com a proximidade do recesso escolar, nesta quinta-feira, os alunos receberão orientações principalmente sobre pipas. “Nesse caso serão orientados a não fazer o uso do cerol, pois sabemos que muitas crianças preferem esse tipo de brincadeira quando estão em férias”, disse.

No primeiro dia do curso, que ocorreu na terça-feira (14), cada aluno recebeu uma apostila com todas as orientações os temas que estão sendo trabalhados.

Mariely Cristine dos Passos, 11 anos de idade, conta que está gostando muito das atividades. “Gosto porque ajuda muito as pessoas e também aprendi que muitas coisas dentro de casa podem causar acidente”, conta. Ela disse ainda que levará as informações para sua mãe e, com isso, vai ajudar a evitar acidentes domésticos, principalmente com panelas quentes.

Já o aluno Daniel Barrichelli, também de 11 anos de idade, conta que aprendeu a importância de não deixar celular carregando próximo a sofás e camas e não utilizá-lo para atender quando estiver ligado a uma tomada. Outra coisa que o aluno conta que aprendeu nesses dois primeiros dias foi como acionar os bombeiros em casos de emergência. “Devemos ligar para o 193 e passar a informação com tranquilidade e de forma correta”, conta.