Nathan, de 14 anos, já ganhou duas medalhas de ouro na competição que envolve escolas públicas de todo o país
No último dia 20 de julho, Nathan Oliveira Carvalho da Silva, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” foi ao Rio de Janeiro representar Sorocaba e receber uma medalha de ouro pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente a 2014. Ele foi um dos 501 premiados na etapa nacional e esta é a segunda medalha de ouro que o sorocabano conquista na competição.
“Gosto de Matemática, então não tenho muita dificuldade em resolver as questões da Olimpíada”, diz Nathan, orgulhoso. Apesar do entrosamento com os números, o jovem ainda não se decidiu sobre seu futuro profissional. “Ainda não sei para o que vou prestar o vestibular. A certeza que tenho é que gosto da área de exatas”, pondera o bicampeão.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Pela competição é oferecido o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos alunos medalhistas da OBMEP e realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo País, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral, além de motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.
Thaís Helena de Oliveira Moraes, orientadora pedagógica da escola, conta que todos os alunos participam da primeira fase da Olimpíada, que consiste numa prova com questões relativas de várias séries. Os estudantes que obtêm as melhores notas passam para a segunda fase. “Nas três vezes que participou da competição, Nathan não estudou para a primeira fase. Na segunda fase da Olimpíada, ele se preparou. Nathan tem muita facilidade com Matemática, a professora dele já tinha notado”, conta.
Professora de Matemática de Nathan desde o 6º ano, Miriam de Carvalho confirma a declaração de Thaís. “Sempre notei o potencial e a capacidade dele. Se depender do Nathan, de seu esforço e sua dedicação, ele vai muito longe e teremos muitas notícias positivas ao seu respeito”, comenta.
No próximo dia 15 de agosto, Nathan vai para a capital paulista receber outra medalha de ouro, desta vez como destaque da Olimpíada em todo o Estado de São Paulo.