Alterações viárias melhoram trânsito no Centro
Mudança no sistema viário reduz tráfego de ônibus na rua Álvaro Soares a um baixo custo para a Prefeitura
A partir desta quinta-feira (26) entra em funcionamento uma rota de tráfego que facilitará o acesso dos ônibus ao Terminal Santo Antônio, diminuindo consideravelmente o volume de veículos que circulam pela Rua Álvaro Soares, no centro. Com a mudança, os ônibus que vêm da Rua Comendador Oeterer acessarão o Terminal a partir de um prolongamento implantado na Rua Araçoiaba. Já o acesso dos ônibus à Rua Hermelino Matarazzo será pelas Ruas Araçoiaba, Dom Antonio Alvarenga e Viaduto Jânio Quadros.
O prolongamento da Rua Araçoiaba e a mudança no sistema viário resultam de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Sorocaba, o Pátio Cianê Shopping e o Ministério Público, devendo gerar impactos positivos ao trânsito no Centro da cidade de modo geral, cuja execução foi de baixo custo ao Poder Público.
A implantação das pistas que consistem no prolongamento da Rua Araçoiaba, ao lado do Pátio Cianê Shopping, integram as medidas compensatórias previstas devido à instalação do novo centro de compras. A empreendedora arcou com os recursos das obras viárias, num investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações.
O secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Toni Silveira, explica que desde que o Terminal Santo Antônio foi implantado, na primeira gestão do prefeito Antônio Carlos Pannunzio, em 1992, havia a previsão futura desta mudança no sistema viário em razão do crescente volume de tráfego. “Em uma ação conjunta, aproveitamos a necessidade de compensação provocada pela abertura do shopping para fazer uma obra muito importante a um custo muito menor, beneficiando milhares de pessoas que circulam diariamente pelo Centro”, destaca.
O TAC prevê, ainda, a criação de um novo acesso entre as Ruas Saldanha da Gama e Francisco Scarpa, o que deve diminuir o tráfego de veículos da Rua Padre Luiz na altura da Praça da Bandeira. A Prefeitura iniciou os processos para quatro desapropriações previstas no local, cujas obras viárias também serão custeadas pelo Pátio Cianê.
Tags:Centro, Centro, Obras, Obras, Sistema Viário, Sistema Viário, Trânsito, Trânsito
