Alterações em prêmios dão mais valor à produção artística local

Com mudanças que melhoram os valores da premiação em dinheiro e a criação de novas categorias, os projetos de lei de autoria do Executivo que alteram o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura e o Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Plásticas foram aprovados na sessão desta quinta-feira (23) da Câmara Municipal. 

“Estamos celebrando”, disse a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, que acompanhou a votação no Legislativo. Com isso, o Prêmio Flávio Gagliardi amplia sua abrangência com a adoção do termo “Artes Visuais” (Prêmio Anual de Artes Visuais Professor Flávio Gagliardi), abrindo a participação de novas categorias como vídeo-arte, instalação, arte urbana,  performance, objeto e escultura, além de fotografia, pintura, gravura e desenho que sempre pautaram prêmio.

Quanto ao Prêmio Anual de Literatura, a lei permite a criação de novas categorias em ficção: romances e novelas; ficção com contos e crônicas; não-ficção; infanto-juvenil e poesia.

Em ambos os casos, os valores pagos aos vencedores passam das 500 Unidades Fiscais do Município de Sorocaba (UFMS) – pouco mais de R$ 450,00 – para R$ 5 mil.

Dentre as contrapartidas previstas na lei que altera os projetos de incentivo cultural também está o desenvolvimento de oficinas, exposições, cursos, palestras e atividades de promoção e formação artística que abranjam a população de um modo geral, expandindo o acesso às áreas. Caberá à Secult formar uma comissão julgadora tecnicamente qualificada para avaliação dos trabalhos concorrentes.

“Estamos fazendo justiça à produção cultural nessas áreas quando, por meio de prêmios maiores, valorizamos os artistas e, por outro lado, também valorizamos a sociedade que poderá conhecer e participar do processo em atividades direcionadas à ela”, disse Jaqueline Gomes, para quem o processo de revisão das leis, com as devidas alterações, consolida a boa relação entre o Poder Público, a sociedade civil e o meio artístico local.     

 

 

Tags:,