Alice Caimmy e Emicida foram destaques do sábado na Virada Cultural

Por: André J. Gomes

Noite fria. Na plateia, aos poucos 5 mil pessoas lotaram o Parque das Águas, vindas de todos os lados, como ondas de gente, atraídas pelo som e a arte de Alice Caimmy e Emicida, as duas estrelas desse sábado (3) na Virada Cultural Paulista em Sorocaba.

Herdeira direta de uma das famílias mais importantes da música popular brasileira, Alice Caymmi aqueceu o público com um som vivo, leve e feliz. “Eu reconheço que o meu trabalho tem ficado mais leve com o tempo”, afirma a neta de Dorival, filha de Danilo e Simone Malaguti.

Uma curiosidade: os pais de Alice trabalharam juntos na banda de Tom Jobim, inclusive durante a gravidez da filha. “Eu estava lá, na barriga de minha mãe, participando de tudo, feliz da vida”.

Felicidade compartilhada com um público satisfeito e fiel. Alice deixou o palco em estado de graça, sob os olhos de uma pequena multidão satisfeita, pronta para o talento furioso e vital de Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, um dos nomes mais importantes do hip hop brasileiro. Prestígio justificado com a sinceridade e a força de toda gente simples: “clareza na ideia, pureza no coração, sentimento como guia e honestidade como religião”, revela.

Generoso, Emicida abraçou a missão de porta-voz de uma juventude faminta por decência, trabalho, educação e essas coisas que tornam o mundo melhor. E conquistou o respeito de todos os públicos, dos cânones da MPB, como Caetano Veloso, ao pequeno João Sadocco Gomes, de 9 anos de idade, que ao lado do seu pai ganhou um aperto de mão de seu herói e um autógrafo no CD “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”, trabalho mais recente do rapper.

No calor de um evento de proporções imensas, nenhuma ocorrência policial. Prova viva de que a cultura e a arte são caminhos seguros. Resgatam valores, fortalecem a educação, o cuidado com o outro, o respeito ao que é de todos e de cada um. Amansam as águas furiosas de um tempo tumultuado. Vencem de virada o jogo contra qualquer violência.

A Virada Cultural Paulista é a maior iniciativa cultural do interior e litoral paulistas, levando a cidades diversas atrações artísticas. Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, em Sorocaba, o evento conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.