Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/alfabetizacao-de-adultos-torna-sorocaba-livre-do-analfabetismo/
Acessado em: 30/11/2025 - 12h08

Alfabetização de adultos torna Sorocaba livre do analfabetismo


Por meio da Secretaria municipal da Educação (Sedu), a Prefeitura de Sorocaba inicia na próxima segunda-feira (9) mais uma edição do programa Alfa Vida, que promove a alfabetização de jovens e adultos. Serão 13 turmas – com um total de 200 alunos – distribuídas em 12 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEI) de diversos bairros distintos.

Nos 23 anos de funcionamento, o programa já teve mais de 20 mil alunos, sendo que mais de 10 mil concluíram o curso e alguns, não só continuaram estudando, como chegaram à faculdade. Com isso, o município reduziu drasticamente o índice de analfabetismo, alcançando em 2010, a marca de 3,1%, o que lhe rendeu o selo de “Cidade Livre do Analfabetismo”, conferido pelo Ministério da Educação e Cultura. 

Conforme destaca o secretário de Educação, José Simões, o programa Alfa Vida não para e as inscrições podem ser feitas a qualquer época do ano. “Esse é um trabalho ininterrupto que oferece a jovens e adultos, que não tiveram oportunidade ou não puderam estudar, a chance de aprender a ler e escrever”, destaca o secretário.

 

Livre do analfabetismo

 

Conforme o Censo de 2010, o índice de analfabetismo de Sorocaba era de apenas 3,1% da população até aquele ano. Em função desse indicador, o município foi um dos 207 do país que atingiram 97% de alfabetização, conforme o Censo Demográfico de 2010, recebendo o selo de “Cidade Livre do Analfabetismo”. No caso de Sorocaba, em função do tempo passado desde o Censo, o 1% foi considerado pelo MEC como residual, assegurando o selo à cidade.

Para incentivar a ação alfabetizadora nos municípios, o MEC criou dois selos: “Cidade Livre do Analfabetismo”, concedido a toda cidade que alcançar 97% de alfabetização, e o “Cidade Alfabetizadora” para os municípios que, em 2010, comparado com os dados de analfabetismo de 2001, tivessem reduzido a taxa em 50%.

Dos 207 municípios reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), 45 são paulistas, além de municípios do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. “É muito importante uma cidade como Sorocaba ter atingido essa meta. Isso é resultado do esforço da Prefeitura, dos profissionais da Educação municipal e dos jovens e adultos que, por algum motivo, não frequentaram a escola”, afirmou o secretário José Simões.

 

Matrículas

 

Simões destaca que qualquer pessoa que tenha mais de 14 anos, que não saiba ler e nem escrever e deseje aprender, tem a oportunidade de mudar sua vida por meio deste programa. A matrícula é permanente (o ano todo), em qualquer unidade de educação municipal, incluindo as creches e também as unidades do Sabe Tudo.

De segunda a sexta-feira, a matrícula pode ser feita das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para quem trabalha ou não pode comparecer durante a semana, a Sedu oferece a possibilidade de inscrição aos sábados, nas escolas que permanecem abertas nos finais de semana (das 9h às 16h). Outra opção é se inscrever nas unidades do Sabe Tudo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, ou ainda aos sábados, das 9h às 13h.

No momento da inscrição, é preciso apresentar o original e uma cópia do documento de identificação (RG) ou certidão de nascimento ou, ainda, certidão de casamento, além de preencher a ficha de inscrição. A cópia do documento de identidade ficará arquivada no prontuário do aluno. 

Confira abaixo as unidades educacionais onde os cursos começam na próxima segunda-feira:

E.M Ary de Oliveira Seabra                                                      (1 sala) 

Rua: Juvenal de Paula Souza, nº 285, Bairro: Novo Cajuru

 

E.M Darlene Devasto                                                              (1 sala)

Rua: Ary Anunciato, nº 208, Bairro: Jardim Atílio Silvano

 

E.M Bairro do Éden,                                                                         (1 sala)

Rua Salvador Leite Marques, 1030

 

E.M Irineu Leister                                                                   (1 sala) 

Rua: Odete Nanci Giraldi, 67, Jardim Ipiranga

 

E.M Léa Edy Alonso Saliba                                                      (1 sala)

Rua: Miguel Stefan, s/nº, Bairro: Jardim Marcelo Augusto 

 

E.M Maria de L. Ayres de Moraes                                             (1 sala)

Rua: Vicente Miranda, nº 300, Bairro: Santa Marina

 

E.M Maria Ignez Figueiredo Deluno                                         (1 sala)

Rua: Rubens Pelline, 156, Mineirão

 

E.M Milton Leite Oliveira                                                          (1 sala)

Rua: Antonio Moreira Alves, 248, Bairro: Brigadeiro Tobias

 

E.M Norma Justa Dall´ara                                                                (2 salas)

Rua: Profª Eny Ap. Garcia Chagas, 35 – Bairro: Jardim São Carvalho

 

E.M Tereza Ciambelli Gianini                                                    (1 sala)

Avenida Rio Claro, nº 350, Bairro: Nova Sorocaba

 

CEI 10 Eglatina Rocco Perli´                                                   (1 sala)

Rua: Joaquim Machado, 732 – Aparecidinha 

 

CEI 28 Rauldinéia Esteves Machado                                       (1 sala)

Vinculada a E.M. Edward Frufru Marciano da Silva