A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (27) uma capacitação aos 85 agentes de Vigilância Sanitária e também aos 54 agentes contratados emergencialmente para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da Febre Chikungunya. A capacitação foi ministrada por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde São Paulo.
Durante o treinamento, realizado no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, a diretora técnica da Sucen, Sueli Yasumaru Diaz, apresentou a situação epidemiológica das duas doenças no Estado de São Paulo. Em seguida, técnicos da instituição falaram sobre remoção de criadouros do mosquito e sobre o método de trabalho de seus agentes.
“A capacitação tem como objetivo reforçar as ações de controle dos criadouros e implementar o plano de ação de combate ao Aedes aegypti em Sorocaba”, comenta o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda.