A África do Sul tem interesse em ampliar as relações bilaterais, culturais e econômicas com Sorocaba. A afirmação foi feita pelo cônsul-geral da República da África do Sul, Malose William Mogale e pela cônsul-econômica, Shanaaz Ebrahim, durante visita ao município. Ambos participaram do seminário “Oportunidades de Negócios na África do Sul” com o objetivo de estabelecer as relações econômicas entre ambos, expondo ao empresariado novas oportunidades diante de um país africano em franca expansão.
O evento, realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela, foi promovido pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social, por meio das ações que integram a Coordenadoria da Igualdade Racial, encerrando os eventos dentro da programação do mês da Consciência Negra.
Os cônsules foram recepcionados no Palácio dos Tropeiros pela vice-prefeita de Sorocaba, que na ocasião representou o prefeito José Crespo, por conta de uma agenda fora da cidade marcada previamente. Durante a visita, a vice-prefeita de Sorocaba destacou a importância da África do Sul como parceiro comercial com Sorocaba.
De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro e outubro deste ano as empresas sorocabanas exportaram para a África do Sul um total de US$ 8.946.607. É atualmente o 16º principal país econômico de destino dos produtos fabricados em Sorocaba. No ano passado esse valor chegou a US$ 12.125.288.
“Dados extremamente significativos e que podem e devem ser ampliados nos próximos anos, diante de uma retomada da economia e, sobretudo, com a chegada de novos investimentos para a nossa cidade. Nosso governo tem trabalhado para garantir uma cidade justa, progressista, ampliando investimentos em infraestrutura”, disse a vice-prefeita, que completou: “Por isso, com seu dinamismo cultural e vivacidade gerada por origens étnicas múltiplas da população, o Brasil oferece diversas oportunidades para o intercâmbio social, cultural e econômico com esses setores sul-africanos. Da mesma forma, a África do Sul, por meio de sua herança e riqueza cultural. Um país em amplo desenvolvimento econômico que também apresenta a nós brasileiros grandes prospecções para intercâmbio e divisão de experiências.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Robson Coivo, aproveitou para falar das características socioeconômicas do município e de alguns projetos de infraestrutura que estimulam o desenvolvimento. “Apesar dos desafios que as economias do Brasil e África do Sul atualmente enfrentam, as relações culturais e comerciais são, sem dúvida, setores importantes que podem direcionar o crescimento e o desenvolvimento de ambos os países”, disse.
O cônsul-geral da África do Sul, Malose William Mogale, destacou que a missão tem como objetivo ampliar as relações bilaterais entre o Brasil e a África do Sul. Se disse entusiasmado pelo potencial da cidade em desenvolvimento e, por isso, quer concretizar as relações com o país dele e trazer delegações da África do Sul para fazer negócios com empresários sorocabanos. “Estamos abertos e valorizamos parcerias internacionais. Queremos que as empresas de Sorocaba conheçam as indústrias dos mais variados setores da África do Sul e se tornem parceiras. Hoje Sorocaba tem como principal importadora a China. E porque não a África do Sul ter uma participação maior”, afirmou.
Durante o evento no TMTV, a cônsul-econômica, Shanaaz Ebrahim, apresentou aos presentes informações e vídeos que demonstram o potencial econômico da África do Sul, como PIB, produtos fabricados pelas indústrias daquele país. Na oportunidade, a diplomata afirmou que atualmente existem 12 multinacionais brasileiras instaladas na África do Sul e que a intenção é expandir esse número. Observou que há leis de proteção de investimentos que facilitam às companhias brasileiras se registrarem facilmente naquele país.
O secretário de Igualdade e Assistência Social, Alexandre Hugo, destacou a importância do evento que serviu para ampliar relações bilaterais entre o Brasil e a África do Sul. “Foi uma oportunidade única estarmos recebendo os cônsules da África do Sul, marcando o encerramento dos eventos dentro da programação do mês da Consciência Negra.