Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/adote-uma-praca-economiza-mais-de-r-100-mil-e-aumenta-seguranca/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h49

“Adote Uma Praça” economiza mais de R$ 100 mil e aumenta segurança nos espaços públicos de Sorocaba

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br

 

A comunidade se apropria dos espaços públicos e, com o fluxo de pessoas, os índices de vandalismos e criminalidade diminuem; em dois meses 15 espaços já foram adotados

 

Segurança, beleza e ação social caminham juntas para o aposentado Maury Vilela, de 78 anos. Incomodado com a situação da praça em frente a sua casa, no Jardim Vera Cruz, resolveu arregaçar as mangas e transformar a sua vizinhança. “Havia muita sujeira e moradores de rua faziam muita bagunça por lá. Agora, com os cuidados e melhorias feitas, fico feliz em ver as crianças brincando e as pessoas aproveitando melhor o espaço”, comenta.

A ação faz parte do Programa “Adote Uma Praça”, que permite que moradores e empresas ajudem nos cuidados e preservação desses locais. Hoje, com as alterações do programa, que o tornaram mais ágil e menos burocrático, em dois meses após as alterações 15 espaços já foram adotados juntos, gerando, anualmente, mais de R$ 100 mil de economia para os cofres públicos do município.

Na tarde desta quinta-feira, a prefeita Jaqueline Coutinho se reuniu com representantes de entidades, empresas, sociedade amigos de bairros e moradores que aderiram ao programa para o ato simbólico de formalização, ocasião em que também manifestou agradecimento pela parceria. “Esse resultado é a demonstração de amor pela nossa cidade. Isso reflete numa cidade mais bonita, acolhedora, tanto para nós sorocabanos, como para nossos visitantes”, disse a chefe do Executivo.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauricio Mota, explica que as praças são espaços administrados pelo poder público, mas que empresas e moradores podem contribuir para a preservação e revitalização dessas áreas. “Alteramos este programa, que existia de 1996, tornando-o mais ágil e menos burocrático com o objetivo é incentivar a população a se envolver  mais com a cidade, se apropriando dos espaços públicos, a começar  pelas praças”, explicou.

Segundo Mota, este foi um pedido da prefeita Jaqueline que se está cumprindo com muito prazer, pois não é preciso muito dinheiro para aderir ao “Adote Uma Praça” e cada um pode ajudar a cuidar dos espaços, seja com a doação de uma muda de planta, algum reparo nos bancos ou no playground, pequenas pinturas ou podas nos jardins, entre outras ações de melhorias. “Estas ações promovem uma interação fundamental entre a comunidade e o resgate do valor histórico e cultural das áreas”, complementou.

O vereador Hudson Pessini, que esteve presente no ato, destacou a importância do programa lembrando que os 15 parceiros do Executivo representam os mais variados segmentos empresarias e da sociedade civil. “É apenas o começo, pois temos a certeza de que novos parceiros virão ao longo dos próximos dias”, disse.

Beleza nos bairros

O aposentado Maury Vilela já havia trabalhado por alguns anos como decorador de ambientes e, vendo a situação que se encontrava a praça, começou a fazer podas no jardim para eliminar o mato alto, além de plantar cerca de 100 mudas. Assim, ele buscou a Sema para oficializar sua relação com o meio ambiente do bairro onde mora. “Ainda não está do jeito que eu quero,  mas já melhorou muito. Tem uma paineira de uns 150 anos que entre julho e agosto cobre o gramado com uma paina semelhante ao algodão, deixando tudo ainda mais bonito; o que já virou um atrativo”, afirmou emocionado ressaltando que a praça se tornou um ponto turístico do bairro.

Ele também instalou um comedouro para aves que abastece com banana e mamão, atraindo pássaros de várias cores e até pica-pau aparece. Diz que a diversão da criançada fica garantida com a amarelinha que pintou no chão. “Muitas pessoas passaram a frequentar a praça, inclusive os idosos que aproveitam a sombra da árvore para descansar”, contou. E a praça não traz só trabalho para o aposentado: “a dedicação que tenho pela praça já me rendeu boas amizades também”, concluiu.

O programa

Para aderir ao programa o interessado deve acessar o site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/) e clicar no ícone “adote uma praça”  para ter acesso a todas as informações e modelos de ofício e proposta. O processo de adoção está mais rápido, podendo ser aprovado em até um mês após o contato do interessado com o departamento. Com a assinatura do Termo de Convênio, fica liberada a instalação de placas padrão que indicam a participação no programa “Adote uma Praça”, informes publicitários nos espaços disponíveis; mesas; cadeiras; lixeiras; guarda-sol, realização de feiras de trocas de livros e apresentações culturais, por exemplo.

É importante ressaltar que podas de árvores, eventos muito grandes e comercialização no local não são permitidos. “É muito importante a participação das pessoas nesse programa, pois eles mesmos podem desfrutar de um ambiente mais aconchegante, além de melhorar a segurança da região, já que a área fica mais movimentada”, avaliou o secretário.

Para mais informações sobre como participar do programa, o interessado deve entrar em contato pelo telefone 15 3238-2366 ou e-mail adoteumapraça@sorocaba.sp.gov.br[1].

Endnotes:
  1. adoteumapraça@sorocaba.sp.gov.br: mailto:adoteumapraça@sorocaba.sp.gov.br