Adesão do público comprova sucesso das ações do Novembro Azul

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Milhares de pessoas participaram das atividades alusivas ao Novembro Azul realizadas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, nesta quinta (12) e sexta-feira (13). Iniciativa da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, o evento contabilizou, nos dois dias de atividades, um total de 4.971 atendimentos no Ônibus do Homem e nas tendas montadas no local.

“O programa é um sucesso. O movimento e a aprovação das pessoas comprova isso”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, após visitar o evento na manhã desta sexta-feira (13) e ouvir elogios por parte da população.

O evento deu ênfase à campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, sobretudo quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Os homens começam a colocar de lado os preconceitos que havia em relação a esse assunto e isso só vem acontecendo em função das ações realizadas, sobretudo dessa feliz iniciativa que é o Ônibus do Homem”, disse o prefeito.

No local, serviços gratuitos estiveram disponíveis à população. Foram computados 911 atendimentos de verificação de pressão arterial, 900 de medição da cintura abdominal, 902 testes de glicemia capilar, além de 261 cortes de cabelo e barba. “Sabia que teria o evento. Como estava passando pelo Centro, resolvi parar para conferir a pressão, que está regular”, frisou a aposentada Maria Elena dos Santos Holtz, 68 anos.

Ao todo, 314 munícipes receberam dicas de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca. Uma equipe do Centro de Apoio e Orientação Sorológico (Coas), do Programa Municipal de DST/Aids da SES, fez mais de 300 abordagens para explicar o assunto e distribuir preservativos. Já equipe da Urbes – Trânsito e Transporte realizou a ação “Pedale Seguro”, beneficiando 78 pessoas. A Guarda Civil Municipal (GCM) também marcou presença com ações educativas à população.

Nesta sexta-feira (13), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) tinha 800 mudas de árvores para serem distribuídas para plantio, sendo que apenas oito restavam no final da tarde. Morador do Jardim Magnólia, Reinaldo de Raújo Sandini, 63 anos, foi o primeiro da fila. “Peguei uma muda de cerejeira para plantar na propriedade que tenho em Ilha Comprida.” Estagiária da Sema, Samara Rached contou que os agentes ambientais explicavam aos interessados as características de cada espécie de muda e qual o a mais indicada para cada tipo de ambiente.

Ônibus Azul

Todas as atividades na praça, com exceção do Ônibus do Homem, conhecido como Ônibus Azul, funcionaram das 9h às 16h. A unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba atendeu nesse local desde a última segunda-feira (9), das 8h às 11h e das 12h às 15h. Porém, como a procura era grande, a distribuição de senhas para atendimento no dia foi antecipada sempre para às 7h. “Em praticamente todas as tendas o movimento era intenso pela manhã, mas o que surpreendeu mesmo foi a procura por atendimentos no Ônibus”, revela Viviane Villas Boas, supervisora dos Ônibus Azul e Rosa e responsável pelos eventos de Saúde da Mulher e do Homem promovidos pela SES.

Nesta quinta e sexta-feira, a fila para atendimento no Ônibus acumulou mais de cem pessoas em cada dia. O aposentado João Carlos Silva, 59 anos, madrugou para conseguir atendimento. Chegou à praça às 5h e foi o segundo a ser chamado para consulta. “O primeiro da fila chegou às 4h. Já utilizei o serviço outras vezes e aprovo a iniciativa. Valeu a espera”, mencionou.

O ônibus Azul operou com capacidade máxima: dois médicos, um em cada consultório, com uma média total de 80 consultas diárias. Porém, ao término desta sexta-feira (13) tinham sido registradas 165 consultas médicas de urologia e 340 orientações de enfermagem. “Acho que é um recorde para dois dias, apontou Viviane.”

Devido à grande demanda, quem não conseguiu atendimento durante esta semana na praça central terá outra oportunidade entre os dias 16 e 18 de novembro, quando o Ônibus Azul estará no estacionamento da Vila dos Velhinhos (Rua Dr. Luís Mendes de Almeida, 380, Largo do Divino). No dia 19, quinta-feira, a unidade permanecerá em frente à sede do jornal Cruzeiro do Sul (Av. Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista). Na sexta-feira, dia 20, não haverá atendimento devido ao feriado.

De janeiro até o final de setembro foram realizadas 6.773 consultas médicas no Ônibus Azul. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos: basta comparecer ao local indicado. É necessário levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Tags:,