Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/acoes-integradas-entre-gcm-e-forcas-policiais-mais/
Acessado em: 18/01/2026 - 09h56

Ações integradas entre GCM e forças policiais mais que triplicam na atual administração

Por: Marcelo Andrade

Neste ano, o prefeito José Crespo criou a Secretaria de Prevenção e Combate às Droga, que passa a ser chefiada pelo delegado José Humberto Urban Filho. E, para comandar a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), o coronel reformado da PM Antônio Valdir Gonçalves Filho, que estava à frente do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7)

A segurança pública é hoje uma das principais demandas da sociedade. Por isso, auxiliar o Estado na segurança pública é papel fundamental do município. E, nesse aspecto, a atual administração tem intensificado as ações visando garantir a segurança do patrimônio público e da população, sobretudo, com a realização de ações integradas com as demais forças policiais. Tanto, que ao longo de 2018, foram 283 trabalhos integrados, contra 88 em 2017. As ações são realizadas em parcerias com as polícias Militar, Ambiental e Civil, além da Cetesb, Corpo de Bombeiros e principalmente em conjunto com outras secretarias.

Entre as operações, a “Olho Vivo” e “Saturação”, que combate os crimes de roubo e furto de veículos, foram as mais recorrentes. Realizadas em parceria com a Polícia Militar totalizaram 253 ações. Já com a Polícia Civil, outras 30. A união das forças policiais também tem como foco o combate à perturbação de sossego. As operações realizadas nas noites e madrugadas, em locais onde há aglomeração de pessoas, ocorrem frequentemente para garantir a segurança dos moderadores em especial na Zona Norte da cidade.

A Guarda Civil Municipal (GCM) também realizou outras importantes ações ao longo de 2018 contra o crime, com a apreensão de 72.384 porções de maconha, 35.709 de crack e outras 66.389 de cocaína. No que se refere à apreensão de produtos comercializados ilegalmente somente em gênero alimentício foram 695,3 quilos, 10.668 maços de cigarros, além de 26.557 objetos diversos. A Guarda foi responsável por localizar 62 veículos produtos de roubos ou furtos em nossa cidade ou em outros municípios. Um total de 475 pessoas foram presas em flagrante pela nossa corporação por praticarem algum tipo de crime. “Criada em minha gestão, uma das ações conjuntas mais importantes, é realizada em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social a Operação Dignidade trabalha para combater o problema da população em situação de rua e reúne profissionais de outras duas secretarias: Saúde; Conservação, Serviços Públicos e Obras, além da Polícia Militar”, destaca o prefeito José Crespo.

No combate às construções clandestinas, a equipe da segurança também trabalha em conjunto com Secretaria de Planejamento e Projetos, na Operação Legalidade, criada no governo José Crespo. A ação reúne o maior número de órgãos de defesa, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, da CETESB, do SAAE, da URBES e das secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária; Fazenda; Conservação, Serviços Públicos e Obras e Assuntos Jurídicos e Patrimoniais. A primeira operação ocorreu em junho do ano passado no bairro Brigadeiro Tobias e embargou um loteamento ilegal que colocava em risco a segurança da população. Para fortalecer e contribuir com todas as ações preventivas da segurança, esta gestão também foi responsável pela aquisição de 16 novas viaturas para a Guarda e 400 novos coletes balísticos.

Implantado também nessa gestão, a ferramenta inédita disponível é com relação às mulheres vítimas de violência doméstica: o Botão do Pânico, implantado em fevereiro do ano passado. Sorocaba passou a ser uma das pioneiras a contar com o sistema que funciona por meio de um aplicativo de celular. Em apenas um ano, o dispositivo foi acionado 59 vezes com 7 prisões e 11 conduções para a delegacia. Só neste ano de 2019, já foram registrados 8 acionamentos que resultaram em 5 prisões.

Muito mais segurança

Neste ano, criamos a Secretaria de Prevenção e Combate às Drogas (Sedro), que passa a ser comandada pelo delegado de polícia José Humberto Urban Filho, um dos mais experientes de nossa região, que chefiou por muitos anos a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) em Sorocaba. E, para comandar a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec) anunciei no último dia 14 de janeiro o coronel reformado da Polícia Militar Antônio Valdir Gonçalves Filho, que estava à frente do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), liderando a corporação em 78 municípios da região. Propor e conduzir a política de Segurança da cidade de Sorocaba é um dos desafios do nosso governo. E é o que a atual administração tem feito. Trabalhado intensamente no sentido de garantir a segurança e qualidade de vida à nossa população”, finaliza o prefeito José Crespo.

Muito mais por Sorocaba!