Prefeitura realiza ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
Por: Laura Mariano (Programa de Estágio) – Supervisão: Marcelo Almeida
Secretarias da Saúde e Política Sobre Drogas promovem atividades para prevenção e combate ao tabagismo
Com objetivo de conscientizar e mobilizar a população em combate ao tabagismo, a Prefeitura de Sorocaba, através das secretarias da Saúde (SES) e Política Sobre Drogas (Sepod), realiza palestras e orientações nesta quinta-feira (29) em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Fumo. A data criada em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, amplia a regulamentação voltada para o controle do tabagismo como um problema de saúde coletiva.
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a prefeitura promoverá a palestra #VidaSemTabaco, ministrada pelo Doutor Eric Diego Barioni, especialista e coordenador do curso de Biomedicina na Universidade de Sorocaba. O evento acontecerá nesta quinta-feira (29) no Salão de Vidro no Paço Municipal às 10h na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3041.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão orientações sobre o tabaco nas salas de espera. As UBSs também oferecem tratamento para todos aqueles que desejam parar de fumar. Esse tratamento faz parte do Grupo de Tabaco do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e orienta os munícipes sobre os ricos do tabaco à saúde e o aumento da qualidade de vida assim que interrompe o uso do tabaco. O programa possibilita o contato e acompanhamento com psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Os interessados devem procurar uma UBS para verificar a disponibilidade das vagas.
Segundo a médica e gestora técnica da SES, Maria Fernanda Benevenuto, os benefícios da supressão do fumo diminuem consideravelmente os riscos de câncer de pulmão, do AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto agudo do miocárdio, controle da hipertensão arterial sistêmica. “Não fumar também diminui doenças pulmonares crônicas, regula o funcionamento do pulmão, que são agravados pelo clima seco”, explica.
Benevenuto ressalta que pode existir sintomas de abstinência, exemplo são ansiedade, irritabilidade, alteração do sono, aumento do apetite e casos depressivos. “Os sintomas de abstinência variam de pessoa para pessoa e da frequência do uso do tabaco”, acrescenta a médica.
Tags:Saúde
