A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está realizando desde segunda-feira (8) uma programação especial nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada de 1º a 7 de agosto. Em sua 25ª edição no município, as ações terminam nesta sexta-feira (12).
Na manhã desta quinta-feira (11), ocorreu um encontro com as mães para orientá-las sobre o tema na UBS Éden. “Durante a amamentação as células de defesa das mães são transferidas para os bebês por meio do leite. Com isso o recém-nascido fica protegido”, explica a técnica de enfermagem da UBS Éden, Aparecida Cattine Lemos.
Segundo a vendedora Silvania Laurindo Gomes, mãe de Vitória, de um mês de vida, esse tipo de ação é muito importante. “Foi aqui (UBS do Éden) que me ensinaram. Ela (Vitória) não queria mamar e aqui aprendi o modo certo”, conta. Silvania estava acompanhada do marido, o operador de empilhadeira Fausto Nunes Gomes. “É muito importante. Aprendemos a melhor maneira de cuidar das crianças”, diz Fausto.
Além de proteger os recém-nascidos, a amamentação ajuda também no desenvolvimento dos músculos faciais dos bebês. “Isso porque ele (bebê) tem que fazer força para sugar o leite”, conta a técnica de enfermagem.
E não são apenas os bebês que são beneficiados com a amamentação. “Evita o câncer de mama e o útero vai voltando ao normal. Também é muito importante o convívio familiar neste momento com a criança”, conta Aparecida Cattine.
A estudante Letícia Cattini Leme, mãe de Helena, com um mês de vida, fez todo o pré-natal na UBS Éden. “É muito bom esses encontros para a gente aprender a como cuidar direitinho”, declara Letícia.