O Parque da Biodiversidade ganhará o seu meliponário, um espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. O uso de agrotóxico hoje é um dos fatores da diminuição da ocorrência destes insetos
Neste domingo (11) é comemorado o Dia Mundial do Controle da Poluição. Para lembrar a data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), convida a população a participar gratuitamente das ações educativas que ocorrerão neste sábado (10), das 9h às 13h, no Parque Natural “Chico Mendes”, e no domingo, das 9h às 11h30, no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”.
O objetivo é informar às pessoas quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado dos defensivos agrícolas e os problemas que esses podem causar a saúde e à natureza. “A ideia é também abordar de qual maneira podemos colaborar para diminuir esses impactos, além de disseminar o conhecimento de práticas agroecológicas e de cultura tradicional”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.
Em Sorocaba, este dia faz parte do calendário oficial das datas alusivas ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Feira de Orgânicos e bate-papo
Quem for ao “Chico Mendes” no sábado, das 9h às 13h, poderá adquirir diversos produtos na já tradicional Feira Experimental de Transição Agroecológica e Orgânicos. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o Grupo de Articulação Regional sobre a Feira Agroecológica de Sorocaba (Garfos), a feira tem como objetivo principal fortalecer os pequenos produtores locais e da região.
Ao todo são sete produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó e Piedade, que comercializam 67 tipos de produtos diferentes, entre frutas, verduras e legumes, todos in natura certificados como produtos orgânicos ou em processo de certificação.
Além disso, às 11h, será realizada a Troca de Sabores e Saberes – Traga sua Receita e, às 12h, será realizado o bate-papo “O papel do produtor e do consumidor no combate a poluição por agrotóxicos”, com a participação de consumidores, produtores e integrantes da Feira Orgânica.
O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.
Parque da Biodiversidade ganha o seu meliponário
Já no domingo, as atividades acontecerão no Parque da Biodiversidade – primeira unidade de conservação de Sorocaba. Às 9h, será apresentado o Projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba. Em seguida, às 10h, será inaugurado o meliponário – espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. Por último, às 11h, serão instaladas iscas atrativas para abelhas nas trilhas do parque.
Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (COAPIS), o objetivo do VivAbelha é sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas nativas para a preservação e conservação do ambiente natural através da implantação de meliponários nos parques .
“Queremos implantar estes espaços e sensibilizar a população da importância da conservação das abelhas que, além de tudo, têm uma importância ecológica fundamental na manutenção da nossa flora”, explica Clebson Ribeiro. Criar esses insetos, além de ser uma forma de se obter seus produtos como mel, cera, pólen, própolis e geoprópolis, é principalmente uma forma de aprender e conservar esses animais e as plantas que eles polinizam.
A ideia do VivAbelha é também compartilhar os conhecimentos na área da meliponicultura, integrando ciência e sociedade. “Um dos principais problemas nessa área é que as abelhas nativas estão diminuindo sua ocorrência a cada dia devido em razão de fatores como o desmatamento, uso de agrotóxicos, competição com as abelhas africanizadas e extração ilegal”, finaliza Clebson.
De acordo com a Sema, o Parque “Chico Mendes” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” já possuem os seus meliponários.
O Parque da Biodiversidade fica na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba.