Evento será na UBS Aparecidinha, que realizou bingo nesta terça-feira (4)
Um concurso de “Miss Terceira Idade” promete agitar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecidinha, em Sorocaba, a partir das 14h desta quarta-feira (5). A atividade será parte dos eventos alusivos à Semana Mundial do Idoso, celebrada entre 3 e 7 de outubro. Nesta terça (4), um bingo movimentou essa mesma UBS e contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas.
As ações temáticas estão sendo promovidas pela Secretaria da Saúde (SES) e, até sexta-feira (7), várias delas vão acontecer nas UBSs das Regionais Norte, Leste e Oeste (ver programação completa em anexo). Para o Miss Terceira Idade, a expectativa é de que ao menos 15 mulheres participem do desfile, adiantou a coordenadora da unidade, Lidiane Schutzes.
Também nesta quarta-feira, mas na UBS Hortência, haverá caminhada no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, às 8h, em parceria com o Clube do Idoso. No mesmo dia, na UBS Brigadeiro Tobias será ministrada palestra sobre alimentação saudável, com participação de alunas do curso de nutrição da Universidade Paulista (Unip).
O bingo
Antes do início do bingo nesta terça-feira, uma equipe odontológica da Estratégia em Saúde da Família (ESF) alertou os presentes sobre a necessidade de se ter cuidados com a saúde bucal. Falou sobre a importância da escovação correta e, sobretudo, quanto ao uso de fio dental para evitar a proliferação de bactérias na boca.
Para a coordenadora Lidiane Schutzes, os eventos da Semana Mundial do Idoso servem como “oportunidades diferentes” àqueles que frequentam as UBSs. Disse que proporcionam diversão e funcionam como uma espécie de “injeção” de autoestima aos presentes. “Na UBS Aparecidinha, atualmente, mais de mil atendidos estão acima dos 60 anos de idade. E, além dessa semana, temos grupos de caminhada e de artesanato, entre outras atividades, todas bem frequentadas pelo público”, acrescenta a coordenadora.
Entre as que participam das ações da UBS está a dona de casa Ivete Progentino Silva, 56 anos. Há cinco anos teve depressão e viu-se na obrigatoriedade de ocupar a cabeça. “Tem um momento que você pensa que nada dá certo, mas basta querer”, ensina ela, que é frequentadora assídua do grupo de caminhada, de artesanato e também da terapia comunitária (com psicólogos e psiquiatras).
No que se refere à Semana Mundial do Idoso, Ivete acredita ser importante à saúde, direta ou indiretamente. “A gente aprende muita coisa.” Sobre o bingo – que teve prêmios como potes plásticos e sabonetes -, ainda sem ter começado o sorteio dos números, conformou-se: “Se não ganhar, não tem problema. O que vale é a interação”, disse a dona de casa.