Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/acoes-contra-o-aedes-prosseguem-apos-dia-d/
Acessado em: 18/01/2026 - 09h02

Ações contra o Aedes prosseguem após Dia “D”

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) dá prosseguimento às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e de orientações à população para prevenção à dengue, chikungunya e zika mesmo após a realização do terceiro Dia “D”, no último sábado (13), em bairros de Sorocaba com base no maior número de casos suspeitos e confirmados dessas doenças. As iniciativas têm sequência, inclusive, com o apoio de equipes do Exército e da Marinha.

Nesta semana, as visitas de casa em casa estão previstas para ocorrer nos bairros Wanel Ville, Central Parque, Colorau, Jardim dos Estados, Vila Adélia, Jardim São Guilherme e Jardim Arco-Íris. Já as nebulizações, por meio de aplicação de veneno nos imóveis, estão programadas na Vila Adélia, Jardim Regente, Vila Helena e Vila Jardini, caso as condições climáticas favoreçam a dispersão do veneno.

Um grupo do Exército fará visitas de conscientização na Vila Santana, enquanto outro, da Marinha, estará no Jardim Prestes de Barros. “Tem ainda a campanha educativa que Exército e Marinha farão nas escolas municipais, a partir desta terça-feira”, avisa Thais Buti, médica veterinária da Divisão de Zoonoses da SES. Ela reforça a importância de a população contribuir com os agentes de vigilância em saúde e os militares, recebendo-os em casa.

A veterinária alerta, ainda, para a necessidade da vistoria semanal dos imóveis, por parte dos moradores, para evitar o acúmulo de água que favoreça a proliferação de larvas do Aedes. “Em caso de sintomas dessas doenças, é importante hidratar-se muito e ir até a unidade de saúde mais próxima”, lembra.

UBSs

As unidades Básicas de Saúde (UBS) também têm realizado eventos pontuais contra o Aedes para orientar às respectivas comunidades dos bairros. Por exemplo, na UBS Vitória Régia, na última sexta-feira (12), um grupo de agentes comunitárias de saúde fez a remoção de criadouros de uma área verde, na região do Jardim Bonsucesso. Foi retirado o equivalente a oito sacos de materiais inservíveis. “Achamos muitos focos, alguns com larvas”, destaca a enfermeira Adriana Volmero, que também participou da coleta.

Para esta quarta-feira (17), ao menos 28 agentes comunitárias da UBS Vitória Régia, mais as equipes dos grupos de caminhada da unidade, promovem uma passeata pelas ruas do bairro a fim de conscientizar a população quanto à necessidade de se evitar a dengue, chikungunya e zika. “Vai começar às 9h, saindo daqui da UBS. O objetivo é chamar a atenção da comunidade”, frisa Joanna de Angelis, coordenadora dessa unidade de saúde.

Balanço do Dia “D”

A Divisão de Zoonoses da SES constatou que 3.212 imóveis foram visitados no último sábado, durante o Dia “D” de Combate ao Aedes agypti, nos bairros Jardim Sol Nascente/Jardim Monterrey, Paineiras e Cajuru. A quantidade de inservíveis recolhidos somou 5,41 toneladas. Todo material foi encaminhado ao aterro de inertes.

No bairro Cajuru do Sul foram visitados 908 imóveis e removidas 2,14 toneladas de criadouros, contra 1.219 imóveis e 1,62 tonelada nos bairros Sol Nascente e Monterrey. No Paineiras, o número de casas visitadas chegou a 1.085, de onde foi retirado um montante de 1,65 tonelada de criadouros. A ação contou com o apoio da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), secretarias municipais, Exército, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Corpo de Bombeiros e Marinha, que atuou exclusivamente na Vila Hortência, fazendo ação educativa por meio de panfletagem.