Ações alusivas ao Novembro Azul chamam a atenção da população

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Fila para consulta no Ônibus Azul tinha mais de cem pessoas nesta quinta-feira (12) pela manhã. Atividades gratuitas prosseguem nesta sexta-feira (13).

As atividades alusivas ao ‘Novembro Azul’, realizadas desde esta quinta-feira (12) na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, têm atraído a atenção de quem passa pelo local. A iniciativa é da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba e dá ênfase à campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, sobretudo quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação prossegue nesta sexta-feira (12), às 16h.

No local, há vários serviços gratuitos disponíveis à população, como verificação de pressão arterial, medição da cintura abdominal, testes de glicemia capilar, além de cortes de cabelo e barba gratuitos. O munícipe ainda pode receber dicas de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca. Uma equipe do Centro de Apoio e Orientação Sorológico (Coas), do Programa Municipal de DST/Aids da SES faz abordagens para explicar o assunto.

A estimativa da organização é de que aproximadamente mil pessoas estão sendo atendidas por dia nas tendas montadas no local. Segundo Viviane Villas Boas, supervisora dos Ônibus Azul e Rosa e responsável pelos eventos de Saúde da Mulher e do Homem na rede municipal de saúde, até às 11h de hoje, cerca de quatrocentas pessoas já tinham participado de ao menos uma das atividades.

Em praticamente todas as tendas o movimento era intenso pela manhã. O desempregado José Antonio Pasfano, 38 anos, resolveu cortar o cabelo gratuitamente e ainda seguiria para a fila a fim de saber como estava a sua pressão arterial. “Sei que sempre tem alguma atividade por aqui. Desta vez fui pego de surpresa e resolvi dar uma paradinha. Embora o movimento seja intenso, a fila de corte de cabelo está rápida, não esperei nem dez minutos”, destaca.

A Guarda Civil Municipal (GCM) participou com o GCM Ponciano e seu cão Myke, que ganhou o status de celebridade no evento, tamanha a quantidade de gente que parava para tirar uma foto com o animal. “É sempre assim. Só pela manhã foram mais de cem fotos. O objetivo é divulgar a cão-terapia. O cão, por isso, mostra sempre uma atitude positiva”, destacou logo antes de levar Myke para um intervalo na sessão de fotos. “Nesta sexta-feira estaremos também por aqui, das 9h ao meio-dia”, avisa.

Um diferencial na sexta-feira será a presença de equipe da Urbes – Trânsito e Transporte, que vai realizar uma ação do “Pedale Seguro”, enquanto que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoverá a distribuição de mudas para plantio. Ambas as ações não ocorreram nesta quinta-feira (12). Todas as atividades na praça, com exceção do Ônibus do Homem, funcionam das 9h às 16h.

Ônibus Azul

A estrela principal do Novembro Azul na praça é, justamente, a presença do Ônibus do Homem, conhecido como ônibus Azul. A unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba atende nesse local desde a última segunda-feira (9), das 8h às 11h e das 12h às 15h. Porém, como a procura é grande, a distribuição de senhas para atendimento no dia foi antecipada para as 7h. “A fila chegou a acumular mais de cem pessoas e isso comprova a importância desse evento e que muito homem está preocupado com a saúde”, frisa Viviane Villas Boas.

O representante de vendas Ediberto Ferreira dos Santos, 54 anos, confirma. “Eram 7h e tinha mais de sessenta pessoas na fila quando cheguei. Já havia passado outra vez pelo atendimento nesse ônibus, que realiza um trabalho exemplar e de alta qualidade. Estou muito satisfeito com o atendimento”. O Ônibus Azul está operando com capacidade máxima: são dois médicos, um em cada consultório, com uma média total de oitenta consultas diárias.

“Devido à alta demanda estamos orientando os demais interessados que o atendimento do Ônibus Azul ocorre toda semana num determinado ponto da cidade”, complementa Viviane. Na próxima semana, do dia 16 a 18 de novembro, essa unidade móvel estará no estacionamento da Vila dos Velhinhos (Rua Dr. Luís Mendes de Almeida, 380, Largo do Divino). No dia 19, quinta-feira, estará em frente à sede do jornal Cruzeiro do Sul (Av. Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista). Na sexta-feira, dia 20, não haverá atendimento devido ao feriado.

De janeiro até o final de setembro foram realizadas 6.773 consultas médicas no Ônibus Azul. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos: basta comparecer ao local indicado. É necessário levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Tags:,