Acervo do Casarão de Brigadeiro Tobias conta a história do Tropeirismo

Por: Joyce Souza - Programa de Estágio - Supervisão Secult

Um dos espaços mais importantes da história de Sorocaba é o Casarão de Brigadeiro Tobias, localizado numa área rural da Zona Leste da cidade. Cercado por uma vegetação de Mata Atlântica, o imóvel – antigo sítio Passa-Três – é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e preserva além de sua beleza arquitetônica, um acervo que conta a história do Tropeirismo. Entre o objetos que podem ser conferidos no local estão traias, pinturas, acessórios utilizados nos burros e nas mulas, facões, entre outros equipamentos.

Construído por volta de 1780 no estilo Bandeirista utilizando-se das técnicas de taipa de pilão e taipa de mão, com portas e janelas imensas, o casarão foi propriedade do padre Rafael Tobias de Aguiar, que, em uma outra residência, criou seu sobrinho Antônio Francisco, pai do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, figura histórica que originou o nome do bairro.

Tombado em 1973 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), tornando-se um patrimônio histórico do Estado de São Paulo, o imóvel funciona como sede do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, cujo objetivo é preservar e divulgar a cultura tropeira para a população, incluindo pesquisadores de diversas áreas.

“Espaços de memória lidam com gente, ou melhor, lidam com almas”, conta a responsável pelo Casarão, a historiadora e funcionária da Secretaria da Cultura, Sonia Nanci Paes, que, junto com o tropeiro Alvaro Augusto Antunes de Assis, recepciona os visitantes e apresenta a eles uma importante parcela da história de Sorocaba. “O que deveria ser comum em todos os lugares é o acolher, o acolhimento de quem vem”, completa Sonia, a respeito da forma com que a população é recebida na casa grande.

Para o tropeiro Alvaro, os objetos do Casarão fazem parte de sua própria vida. “São peças que contam a história do tropeirismo e, automaticamente, a minha história. A junção dessas peças faz com que as pessoas que vivem e entendem do assunto cheguem em um lugar desses e transpirem a realidade delas. Acho que um espaço de exposição precisa impressionar quem conhece do assunto para que possamos passar a realidade ao visitante ou pesquisador que não é da área e busca mais conhecimento sobre o tema”, enfatiza.

O Casarão de Brigadeiro Tobias é aberto para visitas e pesquisas e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, na continuação da rua Antônio Fratti s/nº, no bairro Brigadeiro Tobias. O agendamento de visitas em grupo é feito pelo telefone (15) 3236.6856 e recomenda-se que os pesquisadores também façam suas reservas pelo mesmo número. A entrada é gratuita.

 

Muito Mais por Sorocaba!

 

Tags: