Ação nos terminais aborda 6 mil pessoas sobre Trabalho Infantil
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
No sábado a mesma ação ocorre no Ceagesp, das 10h às 12h
A Prefeitura de Sorocaba realizou no final da tarde desta sexta-feira (12) – quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – uma campanha de conscientização nos Terminais Santo Antonio e São Paulo. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) distribuíram ao todo seis mil panfletos aos usuários do transporte coletivo.
O objetivo foi de orientar a população sobre o problema do trabalho infantil e como denunciar um caso. Nos dois terminais de ônibus as equipes dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) conversaram com a população e distribuíram material informativo que indicava o Disque 100 como um canal de denúncia.
“Nosso trabalho foi muito bacana, as pessoas foram receptivas, pois quando falávamos que hoje é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil elas paravam para nos ouvir. Algumas foram até obter mais informações com a nossa psicóloga”, comentou Adriana Mangerino, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Sorocaba e chefe de divisão da Região Oeste da Assistência Social. Já para as crianças, as equipes distribuíram bexigas vermelhas – cor da campanha estadual – para também chamar a atenção delas para esta questão.
Qualquer pessoa que tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança que esteja em situação de trabalho infantil deve denunciar pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona diariamente, durante às 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do País por meio de discagem direta e gratuita de qualquer telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.
Novas estratégias do PETI
Sorocaba está com novas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que serão realizadas no município. O trabalho está sendo feito de forma articulada entre as áreas de Assistência Social, de Saúde e de Educação.
Entre as principais estratégias estão o fortalecimento da atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a inserção da família em programa de transferência de renda, acompanhamento familiar e inserção da criança ou adolescente em serviço socioeducativo, além da articulação intersetorial e institucional para ações de mobilização, sensibilização e identificação destes casos na cidade.
“Precisamos fazer a busca ativa em nossa cidade e descobrir onde existem mais casos, em quais bairros, quais regiões, quais as vulnerabilidades desta família? Além disto, identificadas as famílias nas quais ocorram situações como esta, temos que incluí-las no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico, e colocar as crianças em serviços de convivência no contraturno do período escolar”, explica Adriana Mangerino.
Próximas ações
No sábado (13), das 10h às 12h, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social fará a mesma ação de conscientização no Ceagesp, um local estratégico já que muitas crianças acabam sendo exploradas em feiras de rua.
Já na segunda-feira (15), das 13h30 às 17h, será realizada uma capacitação com os agentes sociais e técnicos dos CRAS, CREAS e Centro POP, na qual serão abordadas a Política de Assistência Social e a questão do protocolo e do fluxo do município para que eles saibam como proceder em situação de identificação de casos de trabalho infantil.
Tags:Trabalho Infantil
