Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/acao-no-parque-sao-bento-conscientiza-moradores-no-combate-as/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h59

Ação no Parque São Bento conscientiza moradores no combate às queimadas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba realizou nesta terça-feira (dia 28) ações educativas visando à conscientização de moradores do Parque São Bento no combate às queimadas. Uma das atividades foi a visita de porta em porta pelas ruas do bairro, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS).

As atividades foram realizadas dentro da programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e fazem parte do Projeto Todos Por Nosso Ambiente. O intuito foi conscientizar a comunidade sobre os problemas causados pelas queimadas, na tentativa de diminuir o número de focos de incêndio no bairro, já que o Parque São Bento é um dos locais de Sorocaba que mais sofrem com essa problemática.

Durante a ação, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Saúde (SES) percorreram as principais ruas do bairro com mais registros de focos de incêndio. A agente de saúde Flávia Mundario e a estagiária de Educação Ambiental Marina Caselli percorreram a Rua Fausto Rodrigues de Oliveira. Por volta das 15h, a dupla já tinha conversado com mais de 25 moradores da via.

Abordagem

De porta em porta, elas ressaltaram a importância das pessoas fazerem denúncia para a Patrulha Ambiental (199), quando virem alguém ateando fogo em mato, além de acionarem o Corpo de Bombeiros (193) para o combate ao fogo. Elas também falaram das obrigações dos proprietários em manter seus terrenos limpos e quanto aos problemas causados pelas queimadas ao meio ambiente e à saúde humana.

Um dos munícipes abordados foi o motorista Mauro do Espírito Santos, que mora há 16 anos no Parque São Bento. “Sei de todos os estragos que as queimadas causam. Sou alérgico e aqui sempre tem fumaça. Com meus 55 anos de idade acho bastante difícil este Brasil mudar, mas acho muito importante este trabalho de conscientização que a Prefeitura está fazendo. Estão de parabéns”, afirmou.

Na conversa com Mauro, a agente de saúde ainda falou sobre a importância de todos fazerem a sua parte. “Assim como a Prefeitura age, notificando e multando os donos de terrenos, fiscalizando e fazendo o serviço de limpeza em áreas públicas, a comunidade também tem que fazer a sua parte. Uma andorinha só não faz verão”, argumentou Flávia. E ela ainda falou da necessidade de se trabalhar o tema nas escolas. “Educar uma criança é muito mais fácil do que reeducar um adulto, por isso é importante trabalharmos tudo isso com as crianças”, justificou.

A agente de saúde também mora no Parque São Bento há cinco anos e sabe que o trabalho de conscientização é muito importante no bairro. “Todo dia tem pelo menos um foco de incêndio por aqui. Ontem à noite, por volta das 23h, começou uma queimada próximo ao córrego. Isso é hora?”, falou indignada.

Segundo as funcionárias da Prefeitura, muitos moradores abordados confirmaram que ateiam fogo em mato e justificaram a atitude pela falta de limpeza de terrenos particulares. “Eles dizem que é para acabar com o mato mesmo e não tem o que se fazer”, comentou Flávia Mundario.

Além de percorrer ruas do bairro e conversar com os munícipes quanto ao tema, a Sema promoveu ainda uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) na UBS, e orientaram pais de alunos do Centro de Educação Infantil “Rauldineia Esteves Machado” (CEI-28).

Problemas causados pelas queimadas

As queimadas urbanas trazem uma série de problemas à saúde e ao meio ambiente, comprometendo pessoas que sofrem com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e fuligem lançada na atmosfera.

Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, que lança na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar irritações nas vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas já perceptíveis no meio ambiente.