Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de descartar vidros e outros resíduos cortantes de forma correta, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a Secretaria de Saneamento (Sesan) e a CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental) realizaram na manhã desta segunda-feira (16) uma ação educativa na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. Em três horas, em torno de 350 pessoas foram abordadas por funcionários da empresa.
A atividade fez parte da Semana de Conscientização “Não Jogue Vidro no Lixo”, que atende a lei municipal nº 11.446, de 26 de outubro de 2016, para prevenir que coletores de lixo e catadores de materiais recicláveis se machuquem. Na ação, os funcionários da CSA conversaram com a população sobre a maneira correta de descartar vidros e outros materiais cortantes, mostraram algumas embalagens que podem ser utilizadas, como a garrafa pet, e entregaram um material educativo.
A corretora de imóveis Edileine Alves, moradora do Jardim Simus, que estava no Centro na manhã desta segunda-feira, achou interessante fazer ação desse tipo para sensibilizar as pessoas. “Em casa eu já faço direitinho. Embrulho o caco de vidro com bastante jornal, coloco dentro de um saco e escrevo ‘cuidado – vidro'”, conta a moradora.
Quando tiver que jogar fora o vidro, o mais adequado é colocar numa garrafa pet lacrada e com alerta, como, por exemplo, “cuidado: vidro quebrado”. Outra alternativa é embrulhar o vidro ou os cacos com bastante jornal, colocar numa sacola separada dos demais resíduos e descartar de maneira segura, identificando o material. Já no caso de latas, deve-se lavar a embalagem, fechar a tampa para dentro da lata e separar para os resíduos recicláveis.