Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/acao-da-zoonoses-aos-sabados-recolhe-10-ton-de-criadouros/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h41

Ação da Zoonoses aos sábados recolhe 10 ton de criadouros

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Ao longo de seis sábados, entre março e abril deste ano, os agentes da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) retiraram 10,1 toneladas de criadouros do mosquito Aedes aegypti de dentro de residências, em 25 bairros da cidade. A ação faz parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti” que prosseguirá até o dia 30 de abril, por meio de convênio com o Governo do Estado, e prevê remuneração extra de R$ 120 para cada agente municipal para desempenho da função nessas datas.

A cada sábado, em média, 115 agentes de zoonoses e comunitários de saúde têm atuado. A ação ocorreu nos dias 05, 12 e 19 de março, e 02, 09 e 16 de abril. Respectivamente, nessas datas foram recolhidos 810 quilos, 2.060, 2.020, 2.320, 2.940 e 2.700 kg de inservíveis de dentro dos imóveis. Nas visitas de casa a casa, as equipes de saúde ainda orientam os moradores quanto à importância do combate ao mosquito como forma de evitar a proliferação da dengue e das febres zika e chikungunya. Folhetos explicativos são distribuídos às comunidades.

Bairros

Sempre das 8h às 14h, os bairros contemplados pelos agentes de zoonoses aos sábados são: Paineiras, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Vila Barão, Lopes de Oliveira, Ulysses Guimarães, Casabranca, Vila Haro, Parque São Bento, Ipanema Ville, Cajuru, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), Arco-Íris, Vila Fiori, Central Parque, Barcelona, Santa Catarina, Sorocaba Park, Jardim dos Alpes, Santo André, Jardim São Conrado, Vila Leopoldina, J. S. Carvalho, Parque das Laranjeiras e Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

Três caminhões são utilizados para transporte dos materiais inservíveis, retirados dos imóveis. A cada sábado, a operação conta com a participação de em média 60 a 70 agentes comunitários de saúde, ligados às Unidades Básicas de Saúde. Cabe a esses grupos, especificamente, o trabalho educativo nas áreas de abrangência onde atuam, não ficando restritos às localidades atendidas pelos agentes de zoonoses. Ou seja, o número de bairro atendidos é ainda maior.

“Priorizamos os bairros com maior número de criadouros identificados pelos agentes ao longo da semana”, destaca o biólogo da Divisão de Zoonoses da SES, João Ricardo Pereira Ennser. A operação aos sábados é semelhante ao trabalho desenvolvido durante a semana pelas equipes de agentes, no sentido de evitar a proliferação do mosquito transmissor. “O objetivo é concluir o trabalho iniciado durante os dias úteis”, frisa João Ricardo.

Para esta semana, de segunda (18) a quarta-feira (20), a visitação domiciliar está programada para ocorrer nos bairros Nova Sorocaba, Santa Cecília, Nova Esperança, Vila Barão, Baronesa, Vila Jardini, Vila Hortência, Jardim Guaíba e Jardim Maria do Carmo. Já as nebulizações, com aplicação de inseticida, deve acontecer em residências do Jardim Santa Rosália, Nova Esperança, Jardim dos Alpes, Aparecidinha, Vila Amato, Jardim Santo André, Jardim Simus, Parque Vitória Régia e Jardim Ipiranga.

Continuidade

No próximo sábado, 23 de abril, a operação não vai ocorrer, devido ao fim de semana prolongado em decorrência do feriado pelo Dia de Tiradentes (21 de abril). “Assim como em 26 de março, quando também não houve esse trabalho, pois foi o fim de semana de Páscoa. Depois disso, trabalharemos mais um sábado, 30 de abril. Para maio estamos no aguardo de uma confirmação por parte do Estado, para ver se essa parceria com os municípios vai continuar”, explica a médica veterinária avisa da Divisão de Zoonoses da SES, Thaís Buti.

Segundo a SES, o pagamento da diária dos agentes municipais pelo Estado está prevista na Resolução SS-9, de 15 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo; a medida que criou o Programa de Incentivo aos municípios para adesão à campanha estadual. Para participar, as secretarias da Saúde das respectivas cidades interessadas precisam assinar um Termo de Adesão, indicando um limite de profissionais a serem mobilizados na campanha em sua jurisdição.