Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/acao-da-sema-no-parque-sao-bento-chama-a-atencao-para-as-queimadas/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h55

Ação da Sema no Parque São Bento chama a atenção para as queimadas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Atividades ambientais nesta terça-feira (14) envolvem crianças e adolescentes do bairro, no plantio de árvores e numa exposição de animais do cerrado

Crianças e adolescentes da Pastoral do Menor do Parque São Bento participaram nesta terça-feira (dia 14) de uma ação educativa de conscientização no combate às queimadas, numa área de lazer do bairro. Durante todo o dia, elas plantaram cerca de 70 árvores nativas, como pau-brasil, aroeira-salsa, ipê-amarelo e quaresmeira, e puderam conferir uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), com cinco espécies do cerrado que mais sofrem com as queimadas.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade ocorreu dentro da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Pela manhã, a ação contou com a participação de 70 crianças da Pastoral do Menor. À tarde serão em torno de 100. Cada grupo recebeu as orientações para o plantio das árvores e os benefícios da arborização urbana.

O objetivo com essa iniciativa é conscientizar a comunidade local sobre os problemas causados pelas queimadas, que trazem diversos problemas à saúde humana e ao meio ambiente. “Além do plantio e da melhoria da qualidade ambiental do bairro, a nossa ideia foi de trabalhar a questão das queimadas, que é bastante frequente no Parque São Bento, e tentar assim minimizá-las”, destacou o chefe de Parques da Sema, Aldo Bittencourt.

A intenção da Sema é envolver crianças e adolescentes do bairro no plantio, para que elas ajudem a cuidar das árvores e inibam as queimadas, melhorando a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana. “As crianças são grandes multiplicadoras do conhecimento, quando se empolgam por uma causa elas fazem de tudo para que dê certo. A nossa ideia é sensibilizá-las para que elas divulguem ao máximo às suas famílias e aos amigos o que aprenderam aqui”, afirmou Aldo.

Rafaela Brito Martins, 10 anos, frequenta a Pastoral do Menor e participou da ação educativa no bairro onde mora. Ao lado de suas amigas, ela plantou um pau-brasil na área de lazer que frequenta quase todos os dias, localizada bem próxima a sua casa. “Além de deixar aqui mais bonito, a árvore ajuda no ar que a gente respira e dá sombra pra gente”, comentou. Rafaela ainda contou que as queimadas são frequentes no bairro: “Eles fazem muitas queimadas na quadra aqui perto e é bem ruim, fica tudo fedido”, lamentou.

Exposição

Após o plantio, em pequenos grupos, as crianças e adolescentes puderam conferir a exposição de animais taxidermizados. Inicialmente, a estagiária da Sema, Carmélia Banietti, explicou sobre a taxidermia. Em seguida, elas puderam conhecer espécies da região de Sorocaba que sofrem com as queimadas, como o veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira.

Bastante curiosa, mas sem poder tocar nos animais empalhados, a garotada questionou a equipe da Sema sobre vários assuntos e aprendeu como evitar as queimadas. “Sabe aquela bituca de cigarro que as pessoas jogam de dentro do carro na rua ou na estrada? Ela pode causar grandes queimadas na mata e matar estes animais”, explicou Carmélia. “Este tamanduá-bandeira foi parar no Zoológico de Sorocaba porque, ao fugir de uma queimada na floresta onde morava, foi atropelado e infelizmente não conseguiu sobreviver”, enfatizou.

A coruja-bituqueira é outra espécie que é vítima das queimadas. “Esta espécie usa o buraco de outros animais para botar os seus ovos e servir como toca. Com as queimadas, muitas vezes ela não consegue salvar os seus filhotes, que acabam morrendo queimados”, contou a estagiária. “E esta ave é muito importante, pois elas são as grandes controladoras dos ratos, porque se alimentam deles”, argumentou.

A próxima atividade educativa visando à conscientização da comunidade do Parque São Bento sobre as queimadas ocorrerá no dia 28 de junho. Nessa data será realizada uma ação de porta em porta no bairro, quando a equipe da Sema vai conversar com os moradores sobre o tema.