Academias ao ar livre recebem manutenção periódica

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Por meio de empresa contratada, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realiza periodicamente serviços manutenção nas academias ao ar livre implantadas em diversos pontos da cidade. Um dos preferidos dos usuários, o Multi-Exercitador, é também um dos aparelhos que mais demandam atenção.

Este aparelho é utilizado pelos usuários que buscam o fortalecimento, alongamento e a flexibilidade da musculatura dos membros superiores e inferiores. Outros aparelhos que também demandam reparos frequentes dos técnicos que fazem a manutenção são o de Pressão para as Pernas e Twister Lateral.
Como são equipamentos montados em partes, nenhum aparelho tem de ser substituído integralmente e basta repor a peça danificada para que mantenha sua função; o que, também, reduz consideravelmente os custos. Os rolamentos por exemplo, são trocados uma vez ao ano, ao custo de R$200 em média; as soldas dos aparelhos e as borrachas de impacto precisam ser renovadas a cada seis meses.
Monitorados pela Serp, funcionários da empresa vistoriam regularmente as academias anotando os equipamentos que precisam de ajustes para continuar atendendo aos usuários. Quando identificada a necessidade de reparos ou substituição de peças, o serviço geralmente é feito em até três dias uteis.
Atualmente são 60 academias instaladas bairros como o Jardim Maria do Carmo, Santa Rosália, Júlio de Mesquita Filho, Jardim Ipiranga, Vila Fiori, Jardim Santa Marina I, Parque Vitoria Regia, Parque São Bento, Éden, Jardim São Paulo, Jardim São Carlos e João Romão.
Instaladas em praças, parques e espaços públicos, as academias são um atrativo para os moradores que passam a adotar hábitos mais saudáveis no cotidiano. O projeto de academia ao ar livre oferece à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados e seu uso frequente auxilia nos cuidados com a saúde, colaborando no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda calórica.

Aparelhos
Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores. Também tem o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.

Tags:, ,